Exame Logo

Real Madrid se mantém como marca mais valiosa do futebol: veja lista

Mesmo com o fracasso da Super Liga Europeia, o gigante espanhol segue na liderança. Na outra mão, o alemão Bayern de Munique é o clube que mais vem crescendo

Luka Modric, do Real Madrid: o time espanhol foi avaliado em 1.27 bilhão de euros. (Álex Cámara/Getty Images)
MD

Matheus Doliveira

Publicado em 19 de maio de 2021 às 14h43.

Pelo segundo ano consecutivo, o clube espanhol Real Madrid se manteve como o mais valioso do futebol mundial, mesmo após registar uma queda de 10% no valor da marca, indo a 1.27 bilhão de euros (cerca de 8.1 bilhões de reais na cotação atual). Os números são dorelatório Brand Finance Football 50, que todos os anos classifica as 50 marcas mais valiosas e mais fortes dos times de futebol de todo o mundo.

Ganha pouco, mas gostaria de começar a guardar dinheiro e investir? Aprenda com a EXAME Academy

Veja também

Em segundo lugar no Ranking , aparece o Barcelona , com valor de marca de 1.26 bilhão de euros (cerca de 8,06 bilhões de reais na cotação atual), em pequena desvantagem contra o primeiro colocado. Assim como o Real Madrid, o Barcelona também viu seu valor de marca cair na casa dos 10%. Um dos principais motivos, segundo o relatório, foi o fracasso da criação da Superliga Europeia, que afetou negativamente os resultados de quase todos os clubes do continente.

O terceiro lugar da lista das ligas das marcas mais valiosas ficou com o Manchester United, que caiu 14% no valor de marca, indo a 1.13 bilhão de euros (cerca de 7.1 bilhões de reais na cotação atual). O pódio dos 3 primeiros colocados da Brand Finance Football 50 de 2021 se manteve o mesmo de 2020, no entanto, o time que mais vem crescendo e que é considerado como a marca mais forte entre os clubes de futebol é o alemão Bayern de Munique.

Segundo o relatório, o Bayern de Munique foi o clube menos afetado pelo fiasco da Superliga Europeia, já que o clube se posicionou contra a criação do campeonato. Com isso, o clube viu a sua marca se valorizar com os títulos da Bundesliga, Copa da Alemanha, Liga dos Campeões, Supercopa Europeia, Mundial de Clubes da Fifa e Supercopa da Alemanha. "A origem e o fim da Superliga Europeia é uma história de branding. Os 12 clubes consideravam as suas marcas fortes e atrativas demais para serem sancionadas por outras associações e acima da pirâmide do futebol que valida o seu sucesso. No entanto, a comunicação, promoção e posicionamento do projeto foram mal executados, alimentando uma reação de todas as partes interessadas, levando à dissolução do grupo e resultando em danos dolorosos às marcas", disse Hugo Hensley, chefe de Serviços Esportivos da Brand Finance.

Com avanço de pouco mais de 1% no valor da marca, o Bayern saiu da 6º para a 5º posição do ranking entre 2020 e 2021, valendo agora 1.06 bilhão de euros, (cerca de 6,7 bilhões de reais na cotação atual). "O modelo de participação acionária do torcedor alemão de 50 + 1% significa que o torcedor é respeitado como o acionista final. Isso manteve o Bayern de Munique fora do fiasco da Superliga Europeia, enquanto o desempenho em campo aumentou ainda mais a força da marca. Este é um sinal positivo para o desempenho futuro do patrocínio, e o Bayern já é o clube de futebol com a maior receita comercial do mundo", afirmou Hensley.

Ao todo, o relatório estima que os 12 clubes que tentaram fundar a Superliga, mas viram os planos azedar, perderam juntos 600 milhões de euros (cerca de 3,8 bilhões de reais na cotação atual) em valor de marca. Além disso, a pandemia fez o valor das 50 maiores marcas cair em média 11%.

Os números da Brand Finance Football 50 projetam o valor das marcas dos clubes de futebol levando em conta fatores como histórico, taxas de crescimento econômico e previsões dos analistas de ações. Confira o ranking dos dez times com marcas mais valiosas.

Real Madrid - 1.276 bilhão de euros

Barcelona - 1.266 bilhão de euros

Manchester United - 1.130 bilhão de euros

Manchester City - 1.118 bilhão de euros

Bayern Munique - 1.068 bilhão de euros

Liverpool - 973 milhões de euros

Paris Saint-Germain - 887 milhões de euros

Chelsea - 769 milhões de euros

Tottenham - 723 milhões de euros

10º Arsenal - 675 milhões de euros

 

 

De 1 a 5, qual sua experiência de leitura na EXAME?
Sendo 1 a nota mais baixa e 5 a nota mais alta.
1
2
3
4
5

 

Seu feedback é muito importante para construir uma EXAME cada vez melhor.

 

Acompanhe tudo sobre:Barça – FC BarcelonaFutebolFutebol europeuRankingsReal Madrid

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Casual

Mais na Exame