Range Rover: no Brasil, o modelo deverá chegar entre o final deste ano e o início de 2018 – a produção nacional, no entanto, está descartada (Quatro Rodas/Divulgação)
Da Redação
Publicado em 2 de março de 2017 às 17h12.
Última atualização em 2 de março de 2017 às 19h08.
A Land Rover apresentou ao mundo o Range Rover Velar. O novo utilitário esportivo da marca mais luxuosa do grupo Jaguar Land Rover preencherá a lacuna existente entre o Evoque e o Range Rover Sport, batendo de frente com rivais como Porsche Macan, BMW X4 e Mercedes-Benz GLC Coupé.
No Brasil, o modelo deverá chegar entre o final deste ano e o início de 2018 – a produção nacional, no entanto, está descartada.
Embora os traços lembrem os demais SUVs da gama Range Rover (e até a quinta geração do Land Rover Discovery), o Velar tem um estilo mais esportivo, realçado em detalhes como a silhueta mais esguia e a curvatura do teto mais baixa do que nos outros modelos.
Os faróis (que lembram o estilo do Range Rover Vogue) trazem a tecnologia de laser, ampliando o alcance dos fachos para até 550 metros. Nas laterais, as maçanetas embutidas surgem ao destravar as portas, assim como no Jaguar F-Type. De acordo com a Land Rover, esse detalhe contribui para atingir o coeficiente aerodinâmico de 0,32. Atrás, as lanternas têm formato parecido com as do Evoque, mas invadem a área da tampa do porta-malas, dominada pela régua com o nome “Range Rover”.
O interior tem um visual bastante limpo, facilitando a localização de todos os comandos. O sistema de entretenimento Touch Pro Duo é formado por duas telas integradas de 10 polegadas, substituindo a maioria dos botões e alavancas – até o controle do sistema de tração Terrain Response é incorporado nas telas, dependendo da versão. Há dois botões giratórios e multifuncionais agrupando os comandos de climatização, som, modos de condução e outras configurações. Já o quadro de instrumentos foi trocado por uma tela TFT de 12 polegadas.
O comprador poderá escolher entre oito opções de acabamento interior, além de um tipo de tecido desenvolvido em parceria com a Kvadrat (maior fabricante de tecidos da Europa), como alternativa mais ecológica ao couro. O sistema de som fornecido pela Meridian pode ter até 1.600 watts de potência e 23 alto-falantes.
O Velar será oferecido em seis motorizações. Entre as opções movidas a diesel, há a linha Ingenium de 180 cv ou 240 cv, sendo que um V6 de 300 cv também fará parte do cardápio. Do lado dos motores a gasolina, destaque para o Ingenium de 250 cv e o 3.0 V6 Supercharged de 380 cv que equipa o F-Type. Uma terceira opção de 300 cv também será lançada futuramente.
Texto publicado originalmente no site Quatro Rodas.