Casual

Marcas apostam na nostalgia para atrair os consumidores da Geração Z

Ideia é trazer conceitos e sentimentos para possíveis novos consumidores

Icônico catálogo da J. Crew estava fora de circulação desde 2017 (Reprodução Instagram)

Icônico catálogo da J. Crew estava fora de circulação desde 2017 (Reprodução Instagram)

Luiz Anversa
Luiz Anversa

Repórter colaborador

Publicado em 13 de setembro de 2024 às 10h41.

Última atualização em 13 de setembro de 2024 às 10h53.

Tudo sobreGeração Z
Saiba mais

A nostalgia tem sido uma grande tendência de marketing para marcas nos últimos anos. No Brasil isso está acontecendo com eletrônicos, alimentos, vestuário e muitos outros setores. Nos EUA, duas marcas de roupas com décadas de existência estão voltando ao passado como parte de sua estratégia de marketing para o futuro.

Hoje, a Old Navy anunciou uma edição limitada da "Coleção de Reedição de 94" de itens de sua fundação em 1994, como camisetas para bebês e agasalhos.

A marca da Gap segue os passos da J.Crew, que está relançando seu icônico catálogo impresso para envio pelo correio - isso aconteceu pela última vez em 2017. Ícone dos anos 80 e 90, Demi Moore estrela a campanha.


Especialistas ouvidos pela AdAge dizem que as mudanças podem ajudar ambas as marcas a atrair novos compradores da Geração Z, ao mesmo tempo em que aprofundam as conexões com consumidores mais velhos que compravam antes dos anos 90 se tornarem retrô.

A maioria da Geração Z não tem lembranças dos anos 1990, mas eles ainda têm uma afeição pela era, descobrindo-a por meio da música, principalmente.

Planejamento de marketing

Para promover sua linha de reedições, que inclui quase 200 peças, a Old Navy está planejando marketing em seus canais digitais e de mídia social. Ela também publicará um fanzine de 32 páginas, que inclui uma nota do Diretor de Criação Zac Posen promovendo "a era inspiradora de possibilidades dos anos 90" e um teste pedindo aos consumidores para lembrarem do famoso jingle comercial e mascote do cachorro da marca. O zine estará disponível nas lojas e online, segundo a AdAge.


Os anúncios da Old Navy postados online nesta semana mostram suas roupas no estilo dos anos 90 ao lado de tecnologia de retrocesso, como um bipe, TV volumosa, CD e um precursor dos smartphones de hoje.

Essa estratégia vem no momento em que a Gap tenta levar a Old Navy ao caminho do sucesso novamente - no mês passado, a marca relatou um aumento de 8% nas vendas líquidas do segundo trimestre, algo em torno de US$ 2,1 bilhões.

Por sua vez, a J.Crew, que comemorou seu 40º aniversário em 2023, vem gerando um sentimento positivo com o retorno de seu catálogo, tentando marcar território como um "estilo de vida"

Acompanhe tudo sobre:branded marketingGeração ZMarcasModa

Mais de Casual

CEO da Sephora está de olho nos desejos dos consumidores no TikTok e no Instagram

Calendário Pirelli traz nudez de volta às páginas — e dessa vez, não só a feminina

Vai ter parque e navio da Disney no Brasil? Alto executivo da empresa responde

Daslu retorna para ressignificar o conceito de morar