Casual

Por que David Bowie trocou de nome aos 18 anos

O artista, que faleceu no domingo (10), nasceu com o nome de David Robert Jones e decidiu mudá-lo após uma confusão com outro músico britânico


	O artista: antes de se tornar Bowie, o sobrenome de David era Jones
 (Jimmy King)

O artista: antes de se tornar Bowie, o sobrenome de David era Jones (Jimmy King)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de janeiro de 2016 às 08h15.

São Paulo – Antes de se tornar o lendário Bowie, David tinha outro sobrenome: Jones. Ele nasceu David Robert Jones, no dia oito de janeiro de 1947, mas mudou seu nome quando tinha 18 anos. A razão? O vocalista da banda The Monkees se chamava Davy Jones e Bowie não quis ser confundido com o músico britânico.

"Em resposta às suas perguntas, meu nome real é David Jones e eu não tenho que lhe dizer por que eu mudei", o cantor escreveu a seu primeiro fã americano em 1967. “’Ninguém vai lhe transformar em um macaco, disse meu empresário’”, disse Bowie em uma carta a uma fã norte-americana em 1967.

O camaleão do rock escolheu o nome Bowie devido a um personagem do filme O Álamo (1960). “Em 1965, David Jones adotou o nome de David Bowie em homenagem a Jim Bowie, um rebelde texano interpretado por Richard Widmark”, explica John Lyons no livro America in the British Imagination: 1945 to the Present.

Há outra teoria sobre a escolha de Bowie: a palavra é o nome de uma faca de lâmina curva, popular na época entre os londrinos que gostavam de uma briga.

É comum a mudança de nomes no meio artístico, porém Bowie foi além, criando vários personagens como Ziggy Stardust, Major Tom e The Thin White Duke. "O que começou como uma simples mudança de nome se tornou um personagem", disse John Covach, historiador de rock, a TIME. "Essa parte foi extremamente inovadora."

David Bowie morreu no domingo (10) aos 69 anos após 18 meses de luta contra um câncer no fígado.

Acompanhe tudo sobre:ArteArtistasCelebridadesEntretenimentoIndústria da músicaMúsicaMúsica pop

Mais de Casual

Ícone atemporal, Melissa desembarca em Paris com experiência sensorial

Os 16 melhores vinhos brasileiros avaliados em concurso internacional

Com patrocínio da LVMH, a Olimpíada de Paris vira vitrine para o grupo

Próximo ao prédio mais alto de SP, restaurante com menu do Oriente Médio tem alma da boa comida

Mais na Exame