Para assistir à Olimpíada, brasileiro quer TV nova e internet mais veloz
Para 86% dos entrevistados, o envolvimento com o evento depende diretamente da cobertura e da qualidade da transmissão — e quase metade já planeja upgrades na casa
GabrielJusto
Publicado em 27 de abril de 2021 às 16h21.
Última atualização em 30 de abril de 2021 às 18h06.
Faltam cerca de três meses para os Jogos Olímpicos de Tóquio — que, pela primeira vez, não terão turistas nas torcidas. Mesmo em meio à crise, parte dos brasileiros já planeja formas de acompanhar o evento com mais conforto. Segundo um levantamento do setor de inteligência de mercado da Globo, que transmitirá os Jogos no Brasil, pelo menos 44% dos brasileiros pretendem fazer alguma melhoria na casa para melhorar a experiência de assistir à Olimpíada. A pesquisa foi divulgada com exclusividade para a EXAME.
Quase metade dessa parcela da população (46%) pretende aumentar a velocidade da internet, e 30% consideram comprar uma nova SmartTV. Logo em seguida, os planos de melhoria incluem contratar um serviço de TV por assinatura (28%) ou um serviço de streaming (26%). A ampliação de um pacote de TV por assinatura já existente também é uma opção para 26% dos entrevistados.
E qual o clima que os espectadores gostam de criar para acompanhar as competições? De acordo com os resultados da pesquisa, os comes e bebes são as grandes companhias do público. Pelo menos 44% afirmaram comprar algum alimento ou bebida para consumir durante o evento, enquanto 32% costumam pedir delivery. Já 30% afirmaram ir para a cozinha e apostar numa refeição diferente para a ocasião.
Com muitos países vacinando suas delegações para que elas possam competir, a Olimpíada de Tóquio pode ser o primeiro dos grandes eventos globais que volta a acontecer desde que a pandemia começou. Talvez por isso, 73% dos entrevistados a veem "como um sinal de esperança de que dias melhores estão próximos".
Mercado publicitário
A pesquisa aferiu também a percepção dos brasileiros em relação às marcas que anunciam durante as transmissões dos Jogos Olímpicos. Para 82% dos entrevistados, a preferência por comprar ou consumir as marcas que anunciam nos Jogos aumenta; o mesmo percentual declarou que as considera mais no momento da decisão de compra, além de comprar ou consumir essas marcas com mais frequência. Quase metade (49%) citou alguma marca que lembrou estar presente nos últimos Jogos.
Conduzida pelo departamento de inteligência de mercado da Globo, a pesquisa ouviu 1.638 pessoas de todas as regiões do país entre 9 e 11 de abril de 2021.