Exame Logo

7 mini carros elétricos que roubaram a cena em 2011

De dimensões compactas, para no máximo três pessoas, os pequenos com zero emissão de CO2 são a aposta das montadoras para as disputadas ruas do futuro

Cheios de charme (Getty Images)

Vanessa Barbosa

Publicado em 9 de janeiro de 2014 às 17h35.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h29.

São Paulo - A mobilidade urbana do futuro é minimalista, ágil e, principalmente, amiga do meio ambiente . Prova disso é o empenho dos fabricantes de automóveis em desenvolver carros elétricos cada vez mais compactos. Há opções para uma, duas e no máximo três pessoas. Por se limitar a menos passageiros, eles demandam menos material na fabricação e são mais leves. Na corrida da autoindústria por carros ecologicamente corretos, curiosamente, são os modelos pequenos que mais chamam atenção. Confira a seguir os lançamentos e conceitos elétricos compactos que roubaram a cena este ano.
  • 2. Twizy, o elétrico que cabe no bolso

    2 /8(Divulgação)

  • Veja também

    São Paulo - Um veículo moderno, com valor médio de 7mil euros, compacto e 100% elétrico. Com o Renault Twizy Z.E, circular pelas ruas deixa de ser sinônimo de emissões de CO2. Terceiro da gama de quatro modelos ecológicos da montadora francesa (composta pelo Fluence Z.E., Kangoo Z.E., Twizy e Zoe), o minicarro possui dois lugares, dispostos um atrás do outro. Ele entra no segmento dos elétricos em duas versões. O Twizy 45 tem 20 cv e chega até 75 km/h. Já o Twizy 45 dispõe de apenas 5 cv, com velocidade máxima de 45 km/h. O pequeno urbano é alimentado por baterias de íons de lítio, que lhe garantem autonomia de 100km. Para uma racarga completa, bastam só três horas em uma tomada comum.
  • 3. Audi Urban Concept pode chegar em 2013

    3 /8(Getty Images)

  • A versão mini e elétrica da Audi chama-se Urban Concept, protótipo que, segundo a marca alemã, promete abrir novos horizontes para a mobilidade urbana. Com jeito de esportivo, ele vem com uma carroceria ultraleve, feita de fibra de carbono e plástico reforçado. Idealizado para duas pessoas, o veículo é equipado com dois motores elétricos e uma bateria de íons de lítio, o que, segundo a fabricante, garante autonomia e acelerações enérgicas para circular nos centros urbanos. A agilidade também é assegurada pelas rodas destacadas da carroceria, o que também lhe rende uma estética diferenciada.
  • 4. Volkswagen Nils tem um quê de F1

    4 /8(Getty Images)

    Para a Volkswagen, a mobilidade urbana do futuro é inspirada nos carros de corrida da Fórmula 1, como o protótipo Nils, que une design arrojado e agilidade no deslocamento. Com um único assento, o do motorista, o elétrico vem com um motor elétrico de 20cv alimentado por baterias de íons de lítio que podem se recarregadas em uma tomada comum por duas horas. Por se limitar a apenas um ocupante, ele é mais leve - com chassis em alumínio, pesa apenas 460 kg – e também consome menos energia. O protótipo acelera dos 0 aos 100 km/h em 11 segundos e alcança 130 km/h de velocidade máxima. A autonomia é estimada em 25km – suficiente para viagens curtas e rotineiras, como a de casa ao trabalho e vice-versa.
  • 5. Dok-ing XD eletric, um sonho de infância

    5 /8(Getty Images)

    O Dok-ing XD é a materialização de um antigo sonho do empresário croata Vjekoslav Majetic, presidente da Dok-ing. Este veículo, que fez sua estréia americana, em Los Angeles, tem uma bateria de 33 kWh e pode chegar 0-100 kph em 4,2 segundos, com um alcance de 220 quilômetros por carga. O compacto de três passageiros chama a atenção por ter portas estilo asa de gaivota. A fabricante Dok-ing planeja construir 1.000 XDS para venda na Croácia a um preço de cerca de 108 mil dólares
  • 6. Forspeed: o esportivo e elétrico da Smart

    6 /8(Divulgação)

    Durante o salão de Genebra, em março, a Smart apresentou seu novo conceito esportivo e elétrico, o Forspeed. Desprovido de teto e de maçanetas, o Forspeed possui farói arregalados e vem todo pintado de branco, cor que remete à filosofia "emissões zero". A versão esportiva do minicarro elétrico fortwo, que já é vendido na Europa desde 2009, traz ainda no pára-brisas rebaixado pequenas placas solares que ajudam a armazenar energia para alimentar as baterias. Movido por um motor elétrico acoplado na traseira, este compacto rende 30 kW (ou 40 cv) e possui autonomia de 135 quilômetros, com velocidade de 120km/h. De acordo com a Smart, 80% das baterias do Forspeed podem ser recarregadas em 45 minutos. A empresa diz que o esportivo é apenas um protótipo que pode servir de inspiração para novas versões da marca, mas que não tem previsão de ser produzido em série.
  • 7. Opel Rak, um conceito para dois

    7 /8(Divulgação)

    Quem também adere à onda de dois lugares é fabricante Opel. A marca alemã apresentou este ano o seu protótipo Opel RAK. Idealizado para as disputadas ruas do futuro, o carro 100% elétrico é capaz de rodar 100 km com uma única carga e a atingir velocidade máxima de 120 km/h em menos de 13 segundos. Isso sem emitir um grama sequer de poluente. Mais, o elétrico promete baixo consumo energético, que reflete em preços mais acessíveis. Segundo a marca, o RAK é capaz de percorrer 100 km ao custo de apenas 1,36 dólares. Este bom desempnho é garantido pelo peso do veículo, cerca de um terço mais leve que um compacto moderno tradicional.
  • 8. E3W: um concorrente de três rodas

    8 /8(Getty Images)

    São Paulo - Conhecida por produzir motocicletas, a marca austríaca KTM apresentou sua mais nova criação no Salão de Frankfurt, em setembro. Trata-se do E3W (Electric-3-Wheeler), um veículo elétrico de três rodas que, pelas dimensões diminutas, vem sendo apontado como um concorrente potencial do Renault Twizzy – considerado o elétrico mais barato do mundo. O E3W é movido por um motor elétrico de 30cv, alimentado por baterias de íons de lítio. Com uma única carga, o carro é capaz de fazer até 100km. À semelhança do colega francês, o visual futurista fica por conta das portas do tipo “tesoura”. Sua produção terá início em 2013 e a expectativa da KTM é de vender 50 mil unidades do veículo por ano, a um preço médio de 7 mil euros.
  • Acompanhe tudo sobre:AudiAutoindústriaCarrosCarros elétricosEmpresasEmpresas alemãsEmpresas francesasMontadorasOpelRenaultSustentabilidadeTecnologias limpasVeículosVolkswagen

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Casual

    Mais na Exame