Exame Logo

Novos criadores encerram Fashion Week Madri

Plataforma das últimas criações dos jovens encerrou 56ª edição da semana de moda de Madri

Desfile Agatha Ruiz de la Prada no Mercedes-Benz Fashion Week em Madri (Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 4 de setembro de 2012 às 19h29.

Madri - EGO, a plataforma das últimas criações dos jovens estilistas espanhóis, encerrou nesta terça-feira a 56ª edição do Fashion Week Madri, que também assistiu à volta dos cortes clássicos e elegantes nas peças de Daniel Rabaneda, que apresentou sua coleção no espaço OFF do evento.

Para desenhar sua coleção ''Home Sweet Heaven'' para a próxima temporada primavera/verão 2013, Rabaneda se inspirou em fotos de parentes e produziu peças que exalam elegância e um classicismo atualizado com toques urbanos, em tecidos requintados, como os ''tweeds'' de ráfia.

Veja também

Com linhas simples, o novato alcançou formas estruturadas e volumes ''orgânicos'', em desenhos em que sobrepõe camadas e cortes dando lugar a peças que valorizam as curvas femininas.

Em seguida, as propostas da marca Maria Ke Fisherman, da El Colmillo de Morsa, e do estilista Víctor Von Schwarz desfilaram no EGO.

María Lemus e Víctor Alonso, sócios da Maria Ke Fisherman, contaram à EFEstilo que pensaram sua coleção para ''uma mulher malandra que anda em tribos pelos subúrbios'', por isso, levaram à passarela uma coleção agressiva e rebelde com ares de figurino cinematográfico.

Os designers Elisabeth Vallecillo e Jordi Espino, dupla que dá vida à grife ''El Comillo de Morsa'', apostaram em estampas cheias de peixes, pássaros e girafas - essas, que também aparecem em delicadas e sutis blusas de verão.

Amarelos, lilases, vermelhos e azuis muito contidos foram o fio condutor da coleção feminina, ''tons nada estridentes que deram vida a macacões, blusas, vestidos e shorts'', detalhou Jordi Espino.


A El Comillo de Morsa preferiu reservar o azul marinho para a alfaiataria masculina, cor que foi permeada por notas douradas e foi vista em camisas e calças.

Já Víctor Von Schwarz se inspirou na lenda da ''Dama das neves'', presente na cultura de vários países, para criar uma coleção feminina e masculina branca, luminosa e onírica.

Costurada e estampada pelo jovem, nascido em Barcelona, a coleção feita em tafetá, lã, tule de seda e algodão, foi toda bordada com pérolas e strass, que simbolizaram flocos de neve.

Também na mostra paralela EGO, a designer de Cádiz Ana Sánchez exibiu hoje sua coleção ''Simetrías'' com vestidos conceituais e urbanos.

''É uma coleção reta e linear'', definiu à EFEstilo a criadora, que se inspirou em cidades como Berlim, Amsterdã e Cádiz para criar peças elegantes e sofisticadas em preto e branco, cores que se iluminam com brilhos verdes e laranjas.

Toda a coleção foi confeccionada com seda chinesa e costurada em Sevilha, ''especificamente no ateliê do estilista de alta costura Fernando Claro'', detalhou Ana que, com Daniel Sánchez, seu marido, criou as estampas a partir de imagens feitas em suas viagens de lazer pela Europa.

Por sua vez, a marca RuizGalán levou à EGO uma coleção masculina feita com materiais reciclados, que considerou oportunos ''nesta época de desilusão, crise econômica e incerteza'', conceituou.

Com bolsas de plástico, tendas antigas, sacos de boxe e peças doadas por mais de 200 amigos e conhecidos, Pablo Ruiz Galán, junto à artista plástica Nuria Blanco, apresentou roupas que quiseram lembrar a capacidade da moda para gerar estruturas luminosas.

Destaques do OFF, Alvaro Castejón e Arnaud Maillard apresentaram a grife Alvarno para a primavera/verão de 2013, com a coleção ''Las amazonas del futuro'', uma surpreendente combinação de tecidos e formas.

Acompanhe tudo sobre:Desfiles de modaModaModa invernoModa verão

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Casual

Mais na Exame