Capa de "Go Set a Watchman", novo livro de Harper Lee (Divulgação)
Da Redação
Publicado em 20 de julho de 2015 às 14h31.
Nova York - O inesperado novo romance da escritora norte-americana Harper Lee, "Go Set A Watchman", se tornou o livro mais vendido em uma semana na história da editora HarperColins, com mais de 1,1 milhão de cópias vendidas na América do Norte no período, informou a companhia nesta segunda-feira.
O romance foi lançado em 14 de julho, 55 anos após o único outro trabalho publicado da autora, "O Sol É Para Todos", história clássica sobre a injustiça racial no sul dos Estados Unidos.
"Watchman", escrito nos anos 1950, foi um primeiro esboço de "O Sol É Para Todos", com muitos personagens iguais.
O livro ganhou manchetes pela descrição do nobre advogado Atticus Finch como um racista e intolerante, em forte contraste com o idealista Finch mais novo de "O Sol É Para Todos", que defende um jovem negro acusado injustamente de estuprar uma mulher branca.
A HarperCollins, unidade da News Corp, informou nesta segunda-feira que solicitou várias reimpressões e agora possui uma tiragem norte-americana de "Watchman" estimada em mais de 3,3 milhões. Não foram divulgados números de vendas ou impressões para o resto do mundo.
"A primeira semana de vendas de 'Go Set a Watchman' superou em muito as nossas expectativas", disse Brian Murray, presidente e diretor-executivo da HarperCollins em nota.
"Estamos ansiosos para ver leitores respondendo a esse novo trabalho histórico de uma autora icônica como Harper Lee", acrescentou.
Harper Lee, de 89 anos, se retirou da vida pública pouco depois do sucesso de "O Sol É Para Todos" e da versão cinematográfica de 1962, ganhadora do Oscar, que estrelou Gregory Peck como Atticus Finch.