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Mulher e homem foram modelos para Mona Lisa, diz tese

Investigador de arte está defendendo a tese de que pesquisas apoiam seu já antigo argumento de que Leonardo Da Vinci usou uma modelo feminina e um masculino

Mona Lisa: "acredito que isso combina com uma fascinação de longa data de Leonardo, que é a androginia", diz investigador (Wikimedia Commons)
DR

Da Redação

Publicado em 25 de abril de 2016 às 17h59.

Florença - O enigmático sorriso de Mona Lisa atrai milhões de visitantes de todo o mundo, todos ansiosos para ver o rosto feminino mais famoso da história da arte . Mas é um rosto feminino?

Um investigador de arte italiano está defendendo a tese de que pesquisas apoiam seu já antigo argumento de que Leonardo Da Vinci usou uma modelo feminina e um masculino para criar o aclamado retrato exposto no Museu do Louvre, em Paris.

Embora a identidade da mulher não seja certa, historiadores acreditam que Lisa Gherardini, esposa do mercador de seda florentino Francesco del Giocondo, tenha posado para a pintura de Da Vinci.

Mas Silvano Vinceti, que chefia o Comitê Nacional para a Promoção da Herança Histórica e Cultural da Itália, disse ter usado tecnologia de luz infravermelha para examinar a obra e ter feito descobertas essenciais em sua primeira camada.

"Nessa camada, vemos que ela não está sorridente e alegre, mas que parece melancólica e triste", afirmou, acrescentando que o segundo modelo foi Gian Giacomo Caprotti – o aprendiz de Da Vinci conhecido como Salai.

Usando o programa Photoshop, Vinceti comparou o rosto da "Mona Lisa" com outros trabalhos de Da Vinci para os quais se acredita que Salai posou, entre eles "São João Batista".

"Acredito que isso combina com uma fascinação de longa data de Leonardo, que é a androginia. Em outras palavras, para Leonardo, a pessoa perfeita era uma combinação de mulher e homem".

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Um investigador de arte italiano está defendendo a tese de que pesquisas apoiam seu já antigo argumento de que Leonardo Da Vinci usou uma modelo feminina e um masculino para criar o aclamado retrato exposto no Museu do Louvre, em Paris.

Embora a identidade da mulher não seja certa, historiadores acreditam que Lisa Gherardini, esposa do mercador de seda florentino Francesco del Giocondo, tenha posado para a pintura de Da Vinci.

Mas Silvano Vinceti, que chefia o Comitê Nacional para a Promoção da Herança Histórica e Cultural da Itália, disse ter usado tecnologia de luz infravermelha para examinar a obra e ter feito descobertas essenciais em sua primeira camada.

"Nessa camada, vemos que ela não está sorridente e alegre, mas que parece melancólica e triste", afirmou, acrescentando que o segundo modelo foi Gian Giacomo Caprotti – o aprendiz de Da Vinci conhecido como Salai.

Usando o programa Photoshop, Vinceti comparou o rosto da "Mona Lisa" com outros trabalhos de Da Vinci para os quais se acredita que Salai posou, entre eles "São João Batista".

"Acredito que isso combina com uma fascinação de longa data de Leonardo, que é a androginia. Em outras palavras, para Leonardo, a pessoa perfeita era uma combinação de mulher e homem".

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