Morre Sergio Pininfarina, designer de automóveis de luxo

O engenheiro desenhou modelos famosos para Alfa Romeo, Lancia, Dodge ou General Motors, e, sobretudo, a mítica Testarossa (cabeça vermelha) da Ferrari

Milão - O empresário e designer italiano Sergio Pininfarina, um dos símbolos do Made in Italy, famoso por ter transformado nos anos 30 do século XX uma modesta oficina mecânica em uma das marcas mais famosas em design de carros, faleceu na madrugada desta terça-feira aos 85 anos em sua residência em Turim (norte da Itália).

Nascido no dia 8 de setembro de 1926, chegou a ser presidente da italiana Cofindustria (1988-1992), presidente honorário da companhia familiar especializada na montagem de modelos esportivos (coupé, cabriolet) para grandes empresas construtoras e era senador vitalício desde 2005.

O engenheiro desenhou modelos famosos para Alfa Romeo, Lancia, Dodge ou General Motors, e, sobretudo, a mítica Testarossa (cabeça vermelha) da Ferrari.

Formado em Engenharia Mecânica no prestigiado Politécnico de Turim, guiou por muitos anos a Ferrari, convertendo-a na marca sinônimo de elegância e estilo, combinando inovação tecnológica e beleza.

"A Itália perde um de seus embaixadores mais prestigiosos", lamentou Harald Wester, dono da Maserati, enquanto o prefeito de Roma, Gianni Alemanno, lamentou a morte de "um gênio do Made in Italy".

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.