Casual

Morre o americano Carl Djerassi, um dos criadores da pílula

Carl Djerassi conseguiu sintetizar em 1951 o hormônio que regula os ciclos menstruais


	Pílulas anticoncepcionais: Carl Djerassi conseguiu sintetizar em 1951 o hormônio que regula os ciclos menstruais
 (Philippe Huguen/AFP)

Pílulas anticoncepcionais: Carl Djerassi conseguiu sintetizar em 1951 o hormônio que regula os ciclos menstruais (Philippe Huguen/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de janeiro de 2015 às 11h31.

O químico americano Carl Djerassi, um dos criadores da pílula anticoncepcional, morreu na sexta-feira à noite aos 91 anos, informou neste sábado em Viena Klaus Albrecht Schröder, diretor do museu de Albertina.

Carl Djerassi conseguiu sintetizar em 1951 o hormônio que regula os ciclos menstruais. A descoberta permitiu o desenvolvimento do primeiro contraceptivo oral, um projeto no qual colaboraram os farmacêuticos americanos Gregory Pincus e John Rock.

Além de sintetizar a progesterona, Djerassi também conseguiu criar em laboratórios a cortisona, outro hormônio utilizado em vários tratamentos médicos.

Djerassi, escritor e colecionador de arte, era proprietário da coleção privada mais importante do mundo do pintor alemão Paul Klee (1879-1940), que legou ao Museu de Arte Moderna de São Francisco e ao Museu de Albertina, que anunciou sua morte.

Carl Djerassi nasceu em Viena em 29 de outubro de 1923, filho de pai búlgaro e mãe austríaca. Foi perseguido pelos nazistas e buscou refúgio nos Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:MortesRemédios

Mais de Casual

Morre Edrey Momo, da 1900 Pizzeria, aos 56 anos

Terroir na Bahia: Chapada Diamantina é reconhecida como nova Indicação Geográfica dos cafés

Os 52 melhores lugares do mundo para viajar em 2025, segundo o 'New York Times'

Marca de azeites gaúcha é eleita a melhor do Hemisfério Sul