Casual

Morre Herbert Lom, ator de 'A Pantera Cor-de-Rosa'

Ator de cinema, teatro e televisão, Lom atuou em mais de 100 filmes, entre eles ''Spartacus'', ''El Cid'', ''Guerra e Paz'' e ''Dorian Gray''


	Herbert Lom: Seu primeiro papel de destaque foi como Napoleão em ''The Young Mr. Pitt'', filme de 1942
 (Getty Images)

Herbert Lom: Seu primeiro papel de destaque foi como Napoleão em ''The Young Mr. Pitt'', filme de 1942 (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de setembro de 2012 às 20h13.

Londres - O ator britânico Herbert Lom, que interpretou no cinema o inspetor Dreyfus nos filmes ''A Pantera Cor-de-Rosa'', morreu nesta quinta-feira aos 95 anos, informou sua família.

Ator de cinema, teatro e televisão, Lom atuou em mais de 100 filmes, entre eles ''Spartacus'', ''El Cid'', ''Guerra e Paz'' e ''Dorian Gray'', mas é mais lembrado como o mal-humorado chefe do inspetor Clouseau, vivido pelo ator britânico Peter Sellers.

Segundo informou a família do ator, que era de origem tcheca, Lom morreu nesta manhã enquanto dormia.

Trabalhou em vários filmes da série ''A Pantera Cor-de-Rosa'', mas também ficou conhecido por seus papéis secundários trabalhando com atores como Kirk Douglas, Alec Guinness e Charlton Heston.

Lom, que se casou duas vezes, emigrou de Praga para Londres antes da Segunda Guerra Mundial e trabalhou para a rede ''BBC'' nas emissões em idioma tcheco antes de começar a atuar.

Seu primeiro papel de destaque foi como Napoleão em ''The Young Mr. Pitt'', filme de 1942.

''Como muitos atores, não queria se prender a um papel em particular, e foi uma satisfação durante sua carreira que tivesse sido selecionado pelo produtor e diretor Blake Edwards, de ''A Pantera Cor-de-Rosa'', para trabalhar em comédia. Desfrutou muito esse filme'', disse hoje seu filho, Alec Lom.

Segundo Alec, o ator tinha sempre histórias divertidas para contar e lembrava que era um pesadelo trabalhar com Peter Sellers porque era muito ''risonho'' e, ''entre o riso do meu pai e o de Peter, eles arruinavam dúzias e dúzias de tomadas''.

No início dos anos 1950, Lom teve grande sucesso no teatro como o rei do Sião no musical ''O Rei e Eu'', em Londres, obra que depois foi levada ao cinema com a interpretação de Yul Brynner e Deborah Kerr.

Acompanhe tudo sobre:Atores e atrizesFilmesMortes

Mais de Casual

Sexy repaginado: Calendário Pirelli traz nudez de volta às páginas — e dessa vez, não só a feminina

12 restaurantes que inauguraram em 2024 em São Paulo

João Fonseca bate Van Assche e vai à final do Next Gen Finals

Guia de verão no Rio: dicas de passeios, praias, bares e novidades da estação