Ruby Dee: ela foi pioneira entre as atrizes negras de Hollywood (Astrid Stawiarz/AFP)
Da Redação
Publicado em 13 de junho de 2014 às 07h28.
Nova York - A atriz americana e ativista de direitos humanos Ruby Dee morreu aos 91 anos, informou a imprensa local nesta quinta-feira.</p>
Atriz de teatro e cinema, poeta, cenógrafa e produtora e pioneira entre as atrizes negras de Hollywood, Ruby Dee começou sua carreira na década de 1940 e atuou em mais de 70 filmes e 40 peças de teatro.
Ela se destacou em "O sol tornará a brilhar", em 1961, e em "O gângster", em 2007, que lhe valeu uma indicação ao Oscar de melhor atriz coadjuvante aos 83 anos.
Ruby morreu em sua casa na cidade de New Rochelle, no estado de Nova York, na quarta à noite.
Com seu marido e colaborador Ossie Davis, Ruby Dee também foi uma personalidade importante na luta pelos direitos civis nos Estados Unidos, amiga de Martin Luther King e de Malcolm X.
Barack Obama, o primeiro presidente negro dos Estados Unidos, disse que jamais esquecerá a atuação de Dee em "Faça a coisa certa", de Spike Lee, no seu primeiro encontro com Michelle, hoje sua mulher.
"Com suas atuações, Ruby abriu caminho para gerações de atores e atrizes negros, e inspirou mulheres negras em todo o país".