Casual

Morre aos 86 anos escritor norte-americano Gore Vidal

Romancista morreu por complicações geradas por uma pneumonia

Gore Vidal no Los Angeles Times Festival of Books, em 2008 (Wikimedia Commons)

Gore Vidal no Los Angeles Times Festival of Books, em 2008 (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de agosto de 2012 às 06h41.

São Paulo - O escritor, romancista, ensaísta e roteirista de cinema norte-americano Gore Vidal, morreu aos 86 anos nesta terça-feira, na casa onde residia, em Los Angeles, Estados Unidos, em razão de complicações geradas por uma pneumonia, segundo familiares.

Gore é autor de "Juliano, Apóstata" e "Hollywood", entre outras obras. Como roteirista de cinema, Vidal escreveu os textos de "Calígula" (1979) e "Paris Está em Chamas?" (1966), tendo muito sucesso também como autor de peças de teatro. Candidato eterno ao Nobel da Literatura, Vidal era primo de Al Gore e meio-irmão de Jacqueline Kennedy.

O norte-americano era considerado um dos intelectuais mais críticos à política oficial de seu país, junto a Susan Sontag, Noam Chomsky e Norman Mailer. Ao lado de Mailer e Truman Capote, também era tido como um dos melhores escritores e pensadores dos Estados Unidos. Vidal foi um ávido escritor e frustrado político cuja produção literária girou em torno do romance histórico, da sátira sobre o estilo de vida dos americanos e da ficção científica.

Em 1993, obteve o Prêmio Nacional do Livro dos Estados Unidos por seu ensaio "United States Essays, 1952-1992". No campo da política, Vidal não conseguiu o mesmo sucesso. Nos anos 60, teve um papel muito ativo dentro das fileiras mais liberais do Partido Democrata e se apresentou sem sucesso para o posto de congressista pelo Estado de Nova York. Entre 1970 e 1972, presidiu o People's Party (de tendência liberal), e em 1982 se apresentou como senador pela Califórnia e ficou perto de conquistar uma cadeira no Congresso ao obter mais de 500 mil votos.

Acompanhe tudo sobre:EscritoresEstados Unidos (EUA)MortesPaíses ricos

Mais de Casual

Sexy repaginado: Calendário Pirelli traz nudez de volta às páginas — e dessa vez, não só a feminina

12 restaurantes que inauguraram em 2024 em São Paulo

João Fonseca bate Van Assche e vai à final do Next Gen Finals

Guia de verão no Rio: dicas de passeios, praias, bares e novidades da estação