Casual

Modiano comemora Nobel de Literatura

Patrick Modiano afirmou estar feliz por ter recebido o Nobel de Literatura, mas comentou, com sua habitual modéstia, que ganhar o prêmio é estranho

Patrick Modiano chega a uma entrevista coletiva em Paris: "é estranho", disse (Thomas Samson/AFP)

Patrick Modiano chega a uma entrevista coletiva em Paris: "é estranho", disse (Thomas Samson/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2014 às 14h46.

Paris - O escritor francês Patrick Modiano afirmou estar feliz por ter recebido o Nobel de Literatura, mas comentou, com sua habitual modéstia, que ganhar o prêmio é estranho, comentou seu editor, Antoine Gallimard.

"Telefonei para Modiano. Eu o parabenizei e ele, com sua habitual modéstia, disse: 'é estranho'. Mas estava muito feliz", contou o presidente da editora Gallimard.

"Para nós, é uma profunda surpresa e um dia maravilhoso", acrescentou.

O presidente francês François Hollande também felicitou Modiano através do Twitter.

"Felicitações a Patrick Modiano, este prêmio Nobel consagra uma obra que explora as sutilezas da memória e a complexidade da identidade", afirmou o chefe de Estado.

Modiano, autor de romances que se concentram em temas como a culpa, a memória e o sofrimento de um país sob a ocupação nazista, venceu nesta quinta-feira o Prêmio Nobel de Literatura.

O prêmio foi concedido a este autor "pela arte da memória com a qual evocou os destinos humanos mais inatingíveis e revelou o mundo da ocupação" nazista da França (1940-1944), anunciou a Academia Sueca em um comunicado.

Modiano, de 69 anos, situou toda a sua obra na Paris da Segunda Guerra Mundial, descrevendo os acontecimentos daquela época através de personagens comuns.

Seu estilo sóbrio e claro fez dele um escritor acessível apreciado pelo grande público e também pelos círculos literários.

Acompanhe tudo sobre:EscritoresEuropaFrançaLiteraturaNobelPaíses ricosPrêmio Nobel

Mais de Casual

A homenagem da Montblanc aos Jogos Olímpicos

Lembra da Von Dutch? Marca de bonés planeja retorno

Bar da Dona Onça terá menu degustação pela primeira vez

São Petersburgo se volta para turistas do Oriente

Mais na Exame