Casual

Menopausa causa acúmulo de gordura na barriga, diz pesquisa

Estudo identificou que a queda de estrogênio também pode ser responsável pela formação dos 'temidos pneuzinhos'


	Globalmente, cerca de 1,5 bilhão de adultos estão acima do peso e, destes, cerca de 300 milhões são de mulheres obesas
 (Getty Images)

Globalmente, cerca de 1,5 bilhão de adultos estão acima do peso e, destes, cerca de 300 milhões são de mulheres obesas (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de outubro de 2012 às 10h59.

São Paulo - A Sociedade Internacional de Menopausa acaba de divulgar o resultado de uma grande revisão que relaciona o período após amenopausa a um maior ganho de peso. O estudo, queavaliou o impacto da flutuação hormonal em mulheres de 55 a 65 anos,identificou que as alterações hormonais comuns a este período podem levar ao acúmulo de gordura na região do abdômen.

A principal conclusão foi que, independentemente de se ganhar ou não peso na meia-idade, após a menopausa as mulheres apresentam uma mudança na localização de suas reservas de gordura, que passam a se concentrarmais no abdômen, em relação ao período fértil. Esta alteração deve-se à queda nos níveis de estrogênio.

“As flutuações hormonais há muito tempo são responsabilizadas pelo ganho de peso entre as mulheres de meia-idade, mas o que esta revisão demonstrou é que há uma mudança na forma em que a gordura é distribuída, conduzindo ao aumento de gordura na barriga. Assim, é um mito considerar que a menopausa por si só provoque o ganho de peso.”, explica o ginecologista Edimund Baracat, professor titular da Disciplina de Ginecologia da Faculdade de Medicina da USP.

De acordo com o especialista,o aumento de peso após a menopausa é uma consequência de fatores ambientais e do próprio envelhecimento. “O estudo também observou que, ao contrário da opinião popular, a terapia hormonal com estrogênios não causa ganho de peso às mulheres e de que há boas evidências de que a essa terapia possa prevenir o aumento de gordura abdominal após a menopausa”, diz Baracat.

Outro alerta apontado pela revisão é de que mulheresobesas tendem a sentir mais gravemente os sintomas da pós-menopausa. O controle de peso na pré e na pós-menopausa são essenciais para prevenir uma variedade de doenças, incluindo diabetes e doenças cardiovasculares. As doenças cardíacas são, de longe, as principaiscausas de morte das mulheres na pós-menopausa e este risco é aumentado pelo excesso de peso. Globalmente, cerca de 1,5 bilhão de adultos estão acima do peso e, destes, cerca de 300 milhões são de mulheres obesas.

Além de prevenir os famosos “pneuzinhos”, a terapia hormonal com estrogênios tem sido associada a outros benefícios para a saúde: alivia os sintomas do climatério, estimulao metabolismo do açúcar e ajuda a preservar a saúde do endotélio, orevestimento interno das artérias. O uso correto de hormônios, sempre sob supervisão médica, colabora também para o equilíbriodas gorduras no sangue e atua na prevenção da osteoporose, já que o estrogênio é responsável pela fixação do cálcio nos ossos. Estudos recentes têm associado à falta de estrogênio também ao Mal de Alzheimer.

Acompanhe tudo sobre:Bem-estarGorduraSaúdeSaúde e boa forma

Mais de Casual

Os 10 melhores restaurantes do Brasil em 2024: veja o ranking

Os olhos atentos de Juliana Pereira, CEO da Montblanc no Brasil e observadora de pássaros

Os hobbies favoritos de CEOs brasileiros: conheça o que eles fazem nas horas vagas

5 tendências para o futuro das vendas de automóveis no Brasil em 2025