Casual

Medvedev avança para segunda rodada na Austrália

O calendário apertado do tênis tem sido um pesadelo para os jogadores durante anos, com muitos reclamando do peso físico, mas Medvedev pôde ver poucas soluções

Tenista russo Daniil Medvedev durante partida do Aberto da Austrália em Melbourne. (Asanka Brendon Ratnayake/Reuters)

Tenista russo Daniil Medvedev durante partida do Aberto da Austrália em Melbourne. (Asanka Brendon Ratnayake/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 18 de janeiro de 2022 às 09h36.

Daniil Medvedev conservou sua energia após a pré-temporada mais curta de sua carreira com uma eficiente vitória sobre o batalhador suíço Henri Laaksonen na terça-feira para chegar à segunda rodada do Aberto da Austrália.

Assine a EXAME e acesse as notícias mais importantes em tempo real.

Campeão do Aberto dos EUA, Medvedev, favorito a ganhar o título em Melbourne Park após a deportação de Novak Djokovic, teve apenas 14 dias de descanso no final de 2021 antes de disputar a campanha que levou a Rússia para as semifinais da ATP Cup neste mês.

O calendário apertado do tênis tem sido um pesadelo para os jogadores durante anos, com muitos reclamando do peso físico, mas Medvedev pôde ver poucas soluções.

"É impossível, e sim, definitivamente não é suficiente (a pré-temporada)", disse o russo aos repórteres após sua vitória por 6-1, 6-4 e 7-6(3) ao sol da tarde na Rod Laver Arena.

"Se você quer representar seu país todos os anos na Copa Davis e se você está todos os anos nas finais, bem, isso se torna impossível", disse.

"Portanto, você terá que sacrificar algo. Às vezes seu corpo lhe dirá o que você tem que sacrificar, às vezes você terá que decidir."

"E não é uma decisão fácil, porque muitas pessoas estarão contra suas decisões", disse.

Medvedev teve pouca necessidade de testar sua aptidão física na terça-feira, quando passou pelos dois primeiros sets contra Laaksonen, número 91 do mundo.

Laaksonen, que nasceu na Finlândia, mas representa a Suíça, o arrastou Medvedev para uma dura batalha no terceiro set e teve alguns momentos de tênis brilhante para se manter na disputa no tiebreak, mas acabou sucumbindo com dois erros não forçados e dar ao russo três match points.

Medvedev converteu o primeiro deles para selar a vitória em seu retorno à quadra central um ano depois de ter sido destruído por Djokovic na final de 2021.

Medvedev, que vingou-se de Djokovic na final do Aberto dos EUA para conquistar seu primeiro título de Grand Slam, disse que teria adorado testar a si mesmo contra o sérvio nove vezes campeão novamente em Melbourne Park.

"Lembro-me no ano passado quando eu estava como 'bem, está bem, isso é um bom desafio, tentar pará-lo'. (Eu) estava longe, longe disso", afirmou.

"Então, sim, na verdade eu gosto de desafios, então eu adoraria ter esta oportunidade de enfrentá-lo novamente, talvez na final ou algo parecido aqui na Rod Laver."

"Mesmo que ele me vença, ou não, é um bom desafio e eu gosto de desafios em minha carreira", disse.

Acompanhe tudo sobre:AtletasEsportesTênis (esporte)

Mais de Casual

25 restaurantes que funcionam entre o Natal e o Ano Novo em São Paulo

Boa Vista Surf Lodge, da JHSF, chega ao mercado hoteleiro de luxo

F1 oferece acesso privilegiado aos bastidores das corridas — e por um alto preço

Sexy repaginado: Calendário Pirelli traz nudez de volta às páginas — e dessa vez, não só a feminina