Casual

Medellín vence prêmio de cidade mais inovadora do mundo

O moderno sistema de transporte, a política ambiental, os museus e as escolas públicas motivaram o título à cidade colombiana


	Medellín já foi estigmatizada por ter sido berço do narcotraficante Pablo Escobar e ainda é a cidade mais violenta do mundo
 (Wikimedia Commons / Luis Pérez)

Medellín já foi estigmatizada por ter sido berço do narcotraficante Pablo Escobar e ainda é a cidade mais violenta do mundo (Wikimedia Commons / Luis Pérez)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de março de 2013 às 12h39.

Medellín - A cidade colombiana de Medellín ganhou nesta sexta-feira o título de cidade mais inovadora do mundo, ao vencer no concurso City of The Year as cidades Nova York e Tel Aviv, as outras duas concorrentes.

Os organizadores do prêmio, "The Wall Street Journal" e Citigroup, deram o prêmio a Medellín por seu moderno sistema de transporte, sua política ambiental e pelos museus, centros culturais, bibliotecas e escolas públicas que permitiram uma integração da sociedade.

O reconhecimento de Medellín, uma cidade que já foi estigmatizada por ter sido berço do narcotraficante Pablo Escobar e ainda é a cidade mais violenta do mundo, foi realizado hoje pelas autoridades, entre elas o próprio presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos.

"Parabéns a Medellín, a cidade mais inovadora. Inovação é mais emprego e investimento. Agora vamos pelos Jogos Olímpicos da Juventude", afirmou Santos através de sua conta do Twitter.

Pouco antes, o prefeito da cidade, Aníbal Gaviria, expressou aos jornalistas sua alegria e a de todos os moradores.

"É um motivo de alegria para cada um dos 2 milhões e meio de habitantes de nossa cidade e é um motivo de alegria, certamente, para todos os moradores da área metropolitana e de Antioquia e do país. Esse é um histórico reconhecimento a nossa cidade, a nossa institucionalidade e sobretudo a nossa gente", disse Gaviria.

O prefeito reconheceu ainda o trabalho que começou no início da década de 2000 o então prefeito e hoje governador do departamento de Antioquia, Sergio Fajardo, o idealizador da transformação da cidade.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaInovação

Mais de Casual

5 exposições imperdíveis para visitar em janeiro em São Paulo e no Rio de Janeiro

Dry january: o desafio de não consumir bebidas alcoólicas por um mês

Globo de Ouro: vencedores ganham viagens, lifting facial e 'brindes' avaliados em US$ 1 milhão

O carro mais bonito do Brasil acima de R$ 300 mil, segundo ranking EXAME Casual