Casual

Livro traça panorama da alfabetização no Brasil

Disponível para download gratuito, obra reúne pesquisas sobre o ensino e o aprendizado da escrita e da leitura em diferentes regiões do país

Alunos da rede pública lendo: publicação surge num contexto em que a História da Educação se consolida como um campo do conhecimento (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Alunos da rede pública lendo: publicação surge num contexto em que a História da Educação se consolida como um campo do conhecimento (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de julho de 2012 às 09h19.

São Paulo - Está disponível para download gratuito o livro Alfabetização no Brasil: uma história de sua história, lançado pela Cultura Acadêmica Editora e organizado por Maria do Rosário Longo Mortatti, professora da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Marília.

A obra apresenta um conjunto das reflexões desenvolvidas durante o 1º Seminário Internacional sobre História do Ensino de Leitura e Escrita, realizado entre 8 e 10 de setembro de 2010 com a finalidade de congregar teóricos e grupos de pesquisa que desenvolvem trabalhos sobre a história da alfabetização.

Segundo Mortatti, a publicação surge num contexto em que a História da Educação se consolida como um campo do conhecimento no Brasil. Pesquisadores vinculados a diferentes programas de graduação se dedicam ao tema, com ênfase nos séculos 19 e 20, em diferentes contextos regionais e com base em diferentes fontes documentais, vertentes teóricas e abordagens metodológicas.

O objetivo do livro é oferecer uma grade de compreensão daquilo que vem sendo produzido no Brasil nos últimos anos na área. A publicação pode ser acessada online.

Acompanhe tudo sobre:EducaçãoEnsino superiorFaculdades e universidadesLivros

Mais de Casual

O dia em que joguei tênis na casa do Ronaldo Fenômeno

Torra fresca: novidades para quem gosta de café

Leilão de relógios de luxo tem Rolex com lance a partir de R$ 50

O carro mais desejado do Brasil até R$ 150 mil, segundo ranking EXAME Casual