Los Angeles - Andrey Zvyagintsev, o diretor do drama "Leviatã", olha para seu produtor e dá um sorriso amarelo. "Será que devia falar a verdade?", indaga o cineasta de 51 anos.
"Não, vá em frente e minta", responde Alexander Rodnyansky com uma risada sarcástica.
"Leviatã" conta a história trágica do mecânico de meia idade Kolya, cuja vida desmorona quando ele desafia um prefeito corrupto por causa da tomada de sua casa e comércio. O filme acumulou elogios no exterior, mas dividiu a plateia em casa.
A produção, que foi atacada por autoridades russas do calibre do ministro da Cultura pelo seu retrato desolador da vida cotidiana e da linguagem grosseira de seus personagens movidos a vodca, é considerada favorita ao Oscar de melhor filme estrangeiro desde que conquistou o Globo de Ouro no mês passado.
"Tenho que dizer que o sucesso que o filme teve na Europa, Índia, Emirados Árabes Unidos e nos Estados Unidos por alguma razão irritou as pessoas que vivem na Rússia de uma maneira estranha", afirmou o diretor à Reuters.
"Não sei por que, mas é um fato que não faz sentido discutir." "Leviatã" também foi criticado pela maneira como aborda a Igreja Ortodoxa russa, que mostra incentivando a determinação do prefeito implacável em atingir Kolya com a ajuda da polícia e do judiciário.
"A recepção do filme no exterior prova sua universalidade – ele é entendido em todos os lugares", disse Zvyagintsev.
"Ele evoca a compaixão por uma pessoa que se vê nas garras da injustiça e tenta preservar a dignidade."
Filmado no Mar de Barents, perto da fronteira russa com a Noruega, "Leviatã" usa a beleza selvagem do Ártico como contraponto ao desespero de Kolya à medida que seu sustento e sua família desintegram.
O prefeito inconstante, cujo escritório é dominado por um retrato do presidente russo, Vladimir Putin, levou muitos de fora do país a ver a produção como uma sátira, intenção que o diretor admite não ter tido.
"Vejo mais como uma tragicomédia", afirmou.
Apesar do repúdio do governo local onde o filme foi feito, Zvyagintsev disse que os moradores que assistiram a uma exibição prévia aprovaram.
"Os locais mencionaram o fato de que o filme é a absoluta verdade." Os moradores do vilarejo responderam: "A vida é até mais dura", segundo o diretor.
-
1. Agenda de Fevereiro
zoom_out_map
1/16 (Divulgação)
São Paulo – No mês do
Oscar, a programação do
cinema está recheada de grandes produções. Vários
filmes indicados ao maior prêmio da indústria cinematográfica mundial estreiam neste mês, como “Sniper Americano”, “Selma” e “O Jogo da Imitação”. No entanto, a agenda também inclui outros longas-metragens, entre eles “Cinquenta tons de cinza”, que promete esquentar as sessões. Confira nas imagens este e os outros títulos previstos para fevereiro.
-
2. Selma – Uma luta pela igualdade – 5 de fevereiro
zoom_out_map
2/16
Indicado ao Oscar de melhor filme e melhor canção (“Glory”), o longa-metragem conta parte da vida do pastor e ativista Martin Luther King, Jr (David Oyelowo) na luta pelos direitos dos negros, em particular a marcha pacífica entre as cidades de Selma e Montgomery, no estado do Alabama, na década de 1960. A estreia está marcada para 5 de fevereiro. “Selma – Uma luta pela igualdade” (“Selma”)
Direção: Ava DuVernay
Duração: 122 minutos
Gênero: Biografia, drama
Elenco: David Oyelowo, Tom Wilkinson, Tim Roth, Carmen Ejogo
-
3. O jogo da imitação – 5 de fevereiro
zoom_out_map
3/16
“O Jogo da Imitação” conta a história real de Alan Turing, um criptoanalista inglês considerado o pai da computação moderna. Na tentativa de decifrar códigos nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial, ele vive uma tensa corrida contra o tempo, enquanto também se esforça para guardar seus segredos mais íntimos. O filme foi indicado a 8 prêmios do Oscar, incluindo melhor filme e diretor, e estreia no dia 5 de fevereiro. “O jogo da imitação” (“The imitation game”)
Direção: Morten Tyldum
Duração: 114 minutos
Gênero: Biografia, drama
Elenco: Benedict Cumberbatch, Keira Knightley, Matthew Goode, Mark Strong
-
4. O destino de Júpiter – 5 de fevereiro
zoom_out_map
4/16
O longa-metragem conta a história de Jupiter Jones (Mila Kunis), uma empregada doméstica que, um dia, recebe a visita de Caine, um ex-militar alterado geneticamente cuja missão é protegê-la. Por meio dele, a jovem descobre que, na verdade, é descendente de uma nobre família de outro planeta e que em breve ela poderá se tornar a Rainha do Universo. Mas essa posição está ameaçada por outra pessoa que deseja seu poder. O filme estreia em 5 de fevereiro. “O destino de Júpiter” (“Jupiter Ascending”)
Direção: Andy Wachowski, Lana Wachowski
Duração: 127 minutos
Gênero: Ficção científica
Elenco: Channing Tatum, Mila Kunis, Sean Bean, Eddie Redmayne
-
5. James Brown – 5 de fevereiro
zoom_out_map
5/16
O filme “James Brown” conta a trajetória do cantor, dançarino e compositor James Brown, desde sua infância até o alcance da fama, com hits como "Sex Machine", "Papa's got a brand new bag" e "I feel good". A estreia acontece no dia 5 de fevereiro. “James Brown” (“Get on up”)
Direção: Tate Taylor
Duração: 139 minutos
Gênero: Biografia, drama, musical
Elenco: Chadwick Boseman, Nelsan Ellis, Viola Davis, Dan Aykroyd
-
6. Dois dias, uma noite – 5 de fevereiro
zoom_out_map
6/16
“Dois dias, uma noite” chega aos cinemas no dia 5 de fevereiro e conta a história de Sandra (Marion Cotillard), uma mulher que acaba de ser demitida do emprego para que seus colegas ganhem o bônus do qual não desejam abrir mão. Desamparada, ela descobre que alguns funcionários que votaram a favor de sua demissão foram convencidos por outros a fazê-lo. Ela, então, decide falar com eles no final de semana, para tentar resgatar seu trabalho. O longa recebeu indicação ao Oscar de melhor atriz, para Marion. “Dois dias, uma noite” (“Deux jours, une nuit”)
Direção: Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne
Duração: 95 minutos
Gênero: Drama
Elenco: Marion Cotillard, Fabrizio Rongione, Catherine Salée, Baptiste Sornin
-
7. Corações de ferro – 5 de fevereiro
zoom_out_map
7/16
O cenário do filme “Corações de ferro”, que estreia no dia 5 de fevereiro, é a Segunda Guerra Mundial. Na Alemanha, um grupo de cinco soldados americanos tenta matar nazistas, apesar do efetivo reduzido e das armas em menor quantidade. A equipe é liderada pelo sargento Wardaddy (Brad Pitt), que também tenta ensinar ao jovem Norman (Logan Lerman) como lutar. “Corações de ferro” (“Fury”)
Direção: David Ayer
Duração: 134 minutos
Gênero: Drama, guerra
Elenco: Brad Pitt, Shia LaBeouf, Logan Lerman, Michael Peña
-
8. O duplo – 12 de fevereiro
zoom_out_map
8/16
Baseado no romance de Fiódor Dostoiévski, “O duplo” conta a história de Simon (Jesse Eisenberg), um estranho e tímido jovem que passa a ser atormentado pelo fato de que seu novo colega de trabalho é idêntico a si mesmo. Diante das impressionantes semelhanças físicas, ele começa a achar que seu sósia quer roubar sua vida e a mulher que ama. “O duplo” (“The double”)
Direção: Richard Ayoade
Duração: 93 minutos
Gênero: Drama
Elenco: Jesse Eisenberg, Mia Wasikowska , Wallace Shawn, Noah Taylor
-
9. Cinquenta tons de cinza – 12 de fevereiro
zoom_out_map
9/16
Baseado na história escrita por E. L. James, o filme apresenta Anastasia Steele (Dakota Johnson), uma jovem e inocente estudante de literatura que precisa entrevistar o poderoso Christian Grey (Jamie Dornan). A partir daí, os dois se envolvem em uma complexa relação de amor, sexo e submissão. A estreia será no dia 12 deste mês. “Cinquenta tons de cinza” (“Fifty Shades of Grey”)
Direção: Sam Taylor-Johnson
Gênero: Drama, erótico
Elenco: Jamie Dornan, Dakota Johnson, Jennifer Ehle, Luke Grimes
-
10. Sniper Americano – 19 de fevereiro
zoom_out_map
10/16
O filme “Sniper Americano” estreia no dia 19 de fevereiro e foi indicado a 6 prêmios no Oscar, incluindo o de melhor filme. O longa-metragem conta a história real de Chris Kyle (Bradley Cooper), um atirador de elite dos Estados Unidos que, em cerca de 10 anos, matou mais de 150 pessoas, tornando-se o mais letal sniper na história militar do país. “Sniper Americano” (“American Sniper”)
Direção: Clint Eastwood
Duração: 132 minutos
Gênero: Drama
Elenco: Bradley Cooper, Sienna Miller, Kyle Gallner, Jake McDorman
-
11. Um santo vizinho – 19 de fevereiro
zoom_out_map
11/16
Com estreia marcada para 19 de fevereiro, “Um santo vizinho” apresenta Maggie (Melissa McCarthy), uma enfermeira recém-divorciada e mãe de Oliver (Jaeden Lieberher ), um garoto de 12 anos. Após se mudar para uma nova casa, ela precisa de alguém que cuide de seu filho enquanto trabalha. É nesse momento que seu estranho vizinho St. Vincent De Van Nuys (Bill Murray) se oferece para tomar conta de Oliver. Apesar de relutar um pouco, ela acaba aceitando a ajuda e uma profunda amizade vai surgir entre o garoto e o homem. “Um santo vizinho” (“St. Vincent”)
Direção: Theodore Melfi
Duração: 103 minutos
Gênero: Comédia
Elenco: Bill Murray, Melissa McCarthy, Jaeden Lieberher, Naomi Watts
-
12. O ano mais violento – 19 de fevereiro
zoom_out_map
12/16
Com estreia prevista para 19 de fevereiro, o filme “O ano mais violento” se passa na cidade de Nova York, em 1981. Naquele ano, o imigrante Abel Morales (Oscar Isaac) e sua esposa, Anna (Jessica Chastain), se esforçam para levar uma boa vida e fazer o negócio da família crescer, mas são obrigados a enfrentar os desafios impostos pela violência e pela corrupção locais. “O ano mais violento” (“A most violent year”)
Direção: J. C. Chandor
Duração: 125 minutos
Gênero: Drama
Elenco: Oscar Isaac, Jessica Chastain, David Oyelowo, Albert Brooks
-
13. Sem direito a resgate – 26 de fevereiro
zoom_out_map
13/16
Em “Sem direito a resgate”, que estreia no dia 26, os bandidos Ordell (Mos Def) e Louis (John Hawkes) decidem sequestrar Mickey Dawson (Jennifer Aniston), esposa de um homem muito rico (Tim Robbins), e pedem 1 milhão de dólares de resgate. O que eles não esperavam é que o casal estava em processo de divórcio e o marido não tem interesse em pagar pela liberdade da esposa. “Sem direito a resgate” (“Life of crime”)
Direção: Daniel Schechter
Duração: 98 minutos
Gênero: Comédia
Elenco: Jennifer Aniston, Yasiin Bey, Isla Fisher, Mos Def, John Hawkes, Tim Robbins
-
14. Tinker Bell e o Monstro da Terra do Nunca - 26 de fevereiro
zoom_out_map
14/16
Nessa nova aventura mágica, que estreia no dia 26 de fevereiro, a fada Fawn se torna amiga de um enorme monstro, mas essa relação gera medo e desconfiança de Tinker Bell e suas amigas, preocupadas com a segurança de sua cidade. Elas, então, irão tentar combater esse novo vilão. “Tinker Bell e o Monstro da Terra do Nunca” (“Legend of the Neverbeast”)
Direção: Steve Loter
Gênero: Animação
Elenco: Mae Whitman, Ginnifer Goodwin, Lucy Liu
-
15. Mapas para as estrelas – 26 de fevereiro
zoom_out_map
15/16
O filme “Mapas para as estrelas” conta os dramas por trás do glamour aparente das vidas das celebridades. Com estreia marcada para 26 de fevereiro, o longa traz as histórias de Havana Segrand (Julianne Moore), uma atriz em decadência que deseja interpretar o papel principal de um filme já gravado por sua mãe, de Agatha Weiss (Mia Wasikowska), uma jovem misteriosa que trabalha para Havana e namora o motorista Jerome Fontana (Robert Pattinson), que sonha em ser ator, e do menino Benjie Weiss (Evan Bird), que protagoniza uma série de TV e precisa lidar com as dificuldades de sua saúde e com o novo colega de elenco. “Mapas para as estrelas” (“Maps To The Stars”)
Direção: David Cronenberg
Duração: 111 minutos
Gênero: Drama
Elenco: Julianne Moore, Mia Wasikowska , Olivia Williams, John Cusack, Robert Pattinson
-
16. Esporte
zoom_out_map
16/16 (Getty Images)