Casual

Lanche de fast food passa dois anos sem apodrecer

Até agora, a única modificação maior é que o pão secou e se partiu em alguns pedaços, enquanto a carne do hambúrguer, após os primeiros dias, ficou ''como uma pedra''

Conhecido como ''Happy Meal Project'', o projeto já conta com centenas de fotografias  (Getty Images/David Paul Morris)

Conhecido como ''Happy Meal Project'', o projeto já conta com centenas de fotografias (Getty Images/David Paul Morris)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de abril de 2012 às 21h00.

Nova York - A fotógrafa nova-iorquina Sally Davies celebrou nesta terça-feira o segundo aniversário de seu projeto ''Happy Meal'' (Mc Lanche Feliz), que divulga na internet as imagens fotografadas quase diariamente de um hambúrguer comprado em 2010 em uma rede de fast-food e que, apesar da passagem do tempo, se conserva sem problemas.

''Eu demoro a acreditar que se passaram dois anos desde o dia em que o comprei. Eu pareço dois anos mais velha, mas para o hambúrguer o tempo não passa'', explicou a fotógrafa, que iniciou seu experimento fotográfico em 10 de abril de 2010, quando adquiriu o lanche infantil em um estabelecimento da rede McDonald''s.

Desde aquele dia, Davies fotografou repetidamente os componentes do lanche - o hambúrguer, com seu pão, e as batatas fritas - para mostrar a reação dos alimentos à passagem do tempo e comprovar sua opinião de que os produtos não fazem bem para a saúde.

''Continuarei fotografando o hambúrguer até que ele se desintegre, o que pode custar o resto da minha vida natural'', explicou a artista, que constatou como nos 730 dias em que se dedica a fotografar esse exemplo de fast-food muito pouco mudou nos componentes do lanche infantil.

Até agora, a única modificação maior é que o pão secou e se partiu em alguns pedaços, enquanto a carne do hambúrguer, após os primeiros dias, ficou ''como uma pedra'' e encolheu um pouco, e as batatas fritas têm quase o mesmo aspecto.

Davies defende que os alimentos experimentaram certa desidratação mas não iniciaram nenhum processo de putrefação, o que indica as poucas qualidades nutricionais que pode ter ''um alimento que não apodrece nem se corrompe com a passagem do tempo''.

Conhecido como ''Happy Meal Project'', o projeto já conta com centenas de fotografias que podem ser vistas no site de Sally e em suas contas no Facebook e no Flickr, onde chegou a ser um fenômeno viral.

Sally iniciou sua carreira artística como pintora há mais de três décadas e suas pinturas apareceram em várias séries de televisão, como a popular ''Sex and the City'', e ela adotou a fotografia há mais de 15 anos. 

Acompanhe tudo sobre:AlimentaçãoComércioEmpresasEmpresas americanasFast foodFotografiaFranquiasMcDonald'sRestaurantes

Mais de Casual

Sexy repaginado: Calendário Pirelli traz nudez de volta às páginas — e dessa vez, não só a feminina

12 restaurantes que inauguraram em 2024 em São Paulo

João Fonseca bate Van Assche e vai à final do Next Gen Finals

Guia de verão no Rio: dicas de passeios, praias, bares e novidades da estação