Casual

José Marin, ex-presidente da CBF, é banido pela Fifa

Condenado por corrupção, Marin está "banido de qualquer atividade ligada ao futebol" e deverá pagar multa

José Maria Marin: brasileiro deverá ainda pagar uma multa equivalente a um milhão de francos suíços (Tomaz Silva/Agência Brasil)

José Maria Marin: brasileiro deverá ainda pagar uma multa equivalente a um milhão de francos suíços (Tomaz Silva/Agência Brasil)

A

AFP

Publicado em 15 de abril de 2019 às 12h40.

Última atualização em 15 de abril de 2019 às 13h23.

O ex-presidente da CBF José Maria Marin, condenado em agosto de 2018 pela Justiça americana a quatro anos de prisão por corrupção, está "banido de qualquer atividade ligada ao futebol" - anunciou a Fifa.

Primeiro grande dirigente do mundo do futebol a ser condenado no escândalo "Fifagate", o brasileiro deverá ainda pagar uma multa equivalente a um milhão de francos suíços (mais de 880.000 euros), informou a Fifa em um comunicado.

"A investigação sobre Marin incidiu sobre vários sistemas de corrupção implementados essencialmente durante o período 2012-2015 e relacionados com seu papel na adjudicação de contratos a empresas para direitos de mídia e marketing de competições da Conmebol (confederação sul-americana), Concacaf (confederação para a América do Norte, Central e Caribe) e da CBF", aponta o texto.

Durante seu julgamento em Nova York, testemunhas disseram que o dirigente de 86 anos e seu número dois, Marco Polo del Nero, receberam cerca de US$ 6,55 milhões em propinas, pagos por empresas de marketing esportivo em troca da concessão de direitos de transmissão de TV e da promoção de grandes torneios sul-americanos de futebol.

O "Fifagate" foi revelado em maio de 2015, com a prisão em Zurique de Marin e de outras autoridades do futebol, à margem do Congresso da Fifa.

Extraditado para os Estados Unidos em novembro do mesmo ano, o brasileiro foi condenado em seis acusações, por participar da corrupção da federação, fraude bancária e lavagem de dinheiro.

Acompanhe tudo sobre:CBFFifaFutebol

Mais de Casual

Os espumantes brasileiros que se destacaram em concursos internacionais em 2024

Para onde os mais ricos do mundo viajam nas férias de fim de ano? Veja os destinos favoritos

25 restaurantes que funcionam entre o Natal e o Ano Novo em São Paulo

Boa Vista Surf Lodge, da JHSF, chega ao mercado hoteleiro de luxo