Los Angeles - Johnny Depp deixa de lado as perucas e acessórios dos últimos anos para estrelar "Transcendance", um "thriller nanotecnológico e cerebral", segundo seus produtores.
O ator, de 50 anos e que recentemente foi visto em "Piratas do Caribe", "Alice no País das Maravilhas" e "O Cavaleiro Solitário", encarna um cientista que passa a ter o cérebro guiado por um computador pouco antes de sua morte.
Com inteligência humana, a força digital e uma quase imortalidade, o personagem cai rapidamente na tentação de dominar o mundo, o que leva sua esposa, interpretada por Rebecca Hall, ao desespero.
Na apresentação do filme , que estreia nesta quinta-feira nos Estados Unidos e deve chegar aos cinemas brasileiros em 1º de maio, Depp foi extremamente simpático com a imprensa na apresentação do filme.
Questionado sobre o possível interesse nas pesquisas sobre inteligência artificial, o ator foi irônico: "Como eu não tenho inteligência, a única coisa que posso esperar é adquirir de forma artificial ou superficial".
Em seguida, em um tom mais sério, admitiu que "sempre é mais difícil interpretar um personagem próximo de você mesmo fisicamente".
"Sempre tento esconder-me porque não suporto minha imagem", revelou.
"Acredito que é importante mudar e fazer com que as coisas sejam mais interessantes para o personagem".
Depp disse ainda que o filme não é reduzido apenas aos atores.
"Existe a proposta do autor, a visão do diretor e depois você (o ator), com ideias e desejos próprios. É uma colaboração", afirmou.
O ator disse que entendeu que "não precisaria de cabelos rosa, um nariz de palhaço e sapatos de Ronald McDonald" para fazer "Transcendance".
O filme tem direção de Wally Pfister, em sua estreia como cineasta, depois de ter trabalhado como diretor de fotografia de Christopher Nolan nos três filmes de "Batman" e em "A Origem", que lhe rendeu um Oscar em 2011.
"O que me deu mais medo foi a escolha de um bom tema", disse Pfister à AFP.
"Quando você toma uma decisão tão arriscada na vida tem que prestar muita atenção ao tema que deseja tratar e à história que vai contar".
Para o diretor, o núcleo do filme é baseado nos extremos entre o humano e a máquina, assim como entre o digital e o analógico. Além disso, existe um ingrediente ecológico, graças a personagem de Rebecca Hall, convencida de que a tecnologia deveria ajudar a salvar o planeta.
"Se criamos as nanotecnologias, se teremos as máquinas mais potentes do mundo, por quê não utilizá-las para remediar alguns erros que cometemos?", questiona Pfister.
Depp admitiu que não tem proximidade com o personagem que interpreta.
"Há algo que não funciona comigo e a tecnologia", confessou com um sorriso.
"É algo com o que não estou familiarizado e meu cérebro é muito velho para entender alguma coisa".
"Me sinto um idiota quando tento fazer algo com meus dedos", disse, enquanto simulava escrever algo com o telefone celular.
"Então eu tento evitar o máximo possível. Para proteger meus dedos, obviamente", completou com outra risada.
São Paulo – No mês de abril,
filmes muito aguardados chegam aos
cinemas , para agitar o público. Entre as grandes estreias estão “Noé”, “Capitão América 2 - O Soldado Invernal”, “Divergente” e “O Grande Mestre”. Mas não são apenas produções de aventura e
ação que vão atrair os cinéfilos. Longas-metragens de
drama ,
comédia e suspense também têm destaque, como “Serena”, “A Recompensa” e “Planeta Solitário”, entre outros. Confira a seguir estes e outros filmes de peso.
2. “Noé” - 3 de abril 2 /12
A história bíblica de Noé será contada pelo filme estrelado por Russell Crowe, que leva o nome do personagem. No longa-metragem, que estreia nos cinemas no dia 3 de abril, Noé (Crowe) vive com a família em um mundo tomado pela violência e pelo caos, até receber uma mensagem do Criador, instruindo-o a encontrar Matusalém (Anthony Hopkins). Ao encontrar o ancião, ele recebe a missão de construir uma arca, que irá proteger os animais do planeta de um dilúvio que acabará com a vida na Terra. "Noé" ("Noah")
Direção: Darren Aronofsky
Duração: 138 minutos
Gênero: Aventura
Elenco: Russell Crowe, Jennifer Connelly, Emma Watson, Douglas Booth, Anthony Hopkins, Logan Lerman, Leo McHugh Carroll
3. “Toque de Mestre” – 3 de abril 3 /12
O filme “Toque de Mestre”, que estreia no dia 3 de abril, mostra os momentos de aflição de Tom Selznick (Elijah Wood), um pianista que tem medo de subir ao palco. Ao tentar enfrentar esse pavor e voltar a se apresentar, ele se depara com um bilhete ameaçador, que avisa que, se errar qualquer nota em seu concerto, ele e sua esposa vão ser mortos. “Toque de Mestre” (“Grand Piano”)
Direção: Eugenio Mira
Duração: 90 minutos
Gênero: Suspense
Elenco: Elijah Wood, John Cusack, Kerry Bishe, Tamsin Egerton
4. “Planeta Solitário” – 3 de abril 4 /12
Antes de Alex (Gael García Bernal) e Nica (Hani Furstenberg) se casarem, os dois apaixonados resolvem fazer uma viagem pelas montanhas. Mas a relação dos dois, antes muito estreita, fica abalada após sofrerem um acidente envolvendo moradores locais. O suspense "Planeta Solitário" estreia nos cinemas no dia 3 de abril. “Planeta Solitário” (“The Loneliest Planet”)
Direção: Julia Loktev
Duração: 113 minutos
Gênero: Suspense
Elenco: Gael García Bernal, Hani Furstenberg, Bidzina Gudjabidze
5. “Capitão América 2 - O Soldado Invernal” – 10 de abril 5 /12
O filme “Capitão América 2 - O Soldado Invernal” se passa dois anos depois dos acontecimentos do longa-metragem “Os Vingadores”. Agora, Steve Rogers (Chris Evans) tem que se virar no mundo atual e, junto com Natasha Romanoff (Scarlett Johansson), a Viúva Negra, precisa se empenhar para derrotar um novo e poderoso inimigo que surge em Washington. A estreia do longa-metragem acontece no dia 10 de abril. Capitão América 2 - O Soldado Invernal (“Captain America: The Winter Soldier”)
Duração: 128 minutos
Direção: Joe Russo, Anthony Russo
Gênero: Ação
Elenco: Chris Evans, Scarlett Johansson, Sebastian Stan, Emily VanCamp
6. “Serena” – 10 de abril 6 /12(Divulgação / Paris Filmes)
Após “O Lado Bom da Vida” e “Trapaça”, os atores Bradley Cooper e Jennifer Lawrence voltam a contracenar no filme Serena, que estreia no dia 10 de abril nos cinemas. No longa-metragem, os dois formam o casal George Pemberton e Serena Pemberton, que, em 1929, resolvem se mudar de Boston para a Carolina do Norte para trabalhar nos negócios ligados à área madeireira. Mas a relação do casal será abalada após Serena, que não pode ter filhos, dar sinais de insatisfação em relação a filho que George teve com outra mulher antes de se casarem. “Serena” (“Serena”)
Direção: Susanne Bier
Gênero: Drama
Elenco: Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Toby Jones, Rhys Ifans
7. “O Grande Mestre” – 17 de abril 7 /12
A história de Ip Man, o famoso mestre de kung fu que treinou ninguém menos do que Bruce Lee, volta a ser tema de filme e chega aos cinemas no dia 17 de abril, com o mais novo “O Grande Mestre”. O longa se passa no sul da China, no fim da década de 30, quando Ip Man (Tony Leung Chiu Wai) derrota o renomado mestre mestre Gong Yutian. Para se vingar, a filha do perdedor (Zhang Ziyi) desafia Ip para uma luta. Paralelamente, a Segunda Guerra Mundial se agrava e o melhor discípulo de Gong Yutian passa para o lado dos japoneses inimigos. “O Grande Mestre” (“Yut doi jung si”)
Direção: Wong Kar-Wai
Duração: 123 minutos
Gênero: Ação, biografia
Elenco: Tony Leung Chiu Wai, Zhang Ziyi, Chang Chen, Woo-Ping Yuen
8. "Divergente" - 17 de abril 8 /12
O filme "Divergente", que estreia no dia 17 de abril, conta a história de Beatrice (Shailene Woodley), uma jovem que, ao completar 16 anos, precisa fazer um teste para descobrir a qual facção pertence. Nesse cenário da Chicago futurista, seu resultado indica que ela é "divergente", ou seja, não se encaixa perfeitamente em nenhum grupo, definido pela personalidade dos cidadãos. A partir daí, ela começa a perceber que sua sociedade não é tão perfeita como se faz parecer. "Divergente" ("Divergent")
Direção: Neil Burger
Duração: 139 minutos
Gênero: Ficção, ação
Elenco: Shailene Woodley, Theo James, Kate Winslet, Zoë Kravitz
9. "Jogada de Rei" - 24 de abril 9 /12
Estretado por Cuba Gooding Jr., o filme "Jogada de Rei" estreia no dia 24 de abril e é baseado em fatos reais. O longa-metragem conta a história de Eugene (Gooding Jr.), um ex-presidiário que ficou 18 anos na cadeia e, após obter sua liberdade, tenta refazer sua vida como faxineiro em uma escola. Mas sua atuação irá muito além da limpeza, quando consegue "domar" um grupo de alunos indisciplinados por meio do jogo de xadrez. "Jogada de Rei" ("Life of a King")
Direção: Jake Goldberger
Gênero: Drama
Elenco: Cuba Gooding Jr., Dennis Haysbert, Lisa Gay Hamilton, Carlton Byrd
10. "A Recompensa" - 24 de abril 10 /12
O filme "A Recompensa", que estreia no dia 24 de abril, conta a história de Dom Hemingway (Jude Law), um habilidoso e famoso arrombador de cofres que passou 12 anos na prisão sem delatar nenhum de seus comparsas. Depois de ganhar a liberdade, ele sai em busca de uma recompensa por tamanha lealdade. "A Recompensa" ("Dom Hemingway")
Direção: Richard Shepard
Duração: 93 minutos
Gênero: Comédia
Elenco: Emilia Clarke, Jude Law, Demian Bichir, Kerry Condon, Richard E. Grant
11. "Amante a Domicílio" - 24 de abril 11 /12
Com estreia marcada para o dia 24 de abril, o filme "Amante a Domicílio", conta a divertida história de Murray (Woody Allen), um senhor que, ao participar de uma conversa com sua dermatologista e uma amiga interessadas em um "ménage à trois", teve a ideia de se passar por cafetão para ganhar um dinheiro extra. Para conseguir seguir seu plano, ele convence seu amigo Fioravante (John Turturro) a se passar por gigolô. Depois da primeira experiência, Fioravante se sai surpreendentemente bem e cada vez mais clientes passam a entrar em contato com Murray para desfrutar dos dotes de seu amigo. "Amante a Domicílio" ("Fading Gigolo")
Direção: John Turturro
Duração: 90 minutos
Gênero: Comédia
Elenco: John Turturro, Woody Allen, Sofia Vergara, Sharon Stone
12. Veja, agora, um ensaio fotográfico que mostra como seria se todos fossem simétricos 12 /12(Cortesia / Alex John Beck)