Jeep Grand Cherokee: quinta geração chega ao Brasil. (Jeep/Divulgação)
Repórter de Lifestyle
Publicado em 9 de outubro de 2023 às 09h39.
Última atualização em 9 de outubro de 2023 às 18h46.
Quase 30 anos depois da estreia no Brasil, a quinta geração Jeep Grand Cherokee 4xe híbrido plug-in desembarca no Brasil com uma série de itens tecnológicos e foco na autonomia, com motor em versão híbrida. O carro conta com a tecnologia 4xe (PHEV) e possibilidade de condução em modo 100% elétrico. Os três motores, sendo um térmico e dois elétricos, funcionam de forma complementar. O novo carro está disponível por R$ 569.990.
Assim como outros modelos da Jeep, o SUV tem a característica de se adaptar a vários tipos de estradas. A Grand Cherokee dispõe de um seletor de terrenos com cinco modos: Auto, Sport, Snow, Mud/Sand e Rock. O recurso fornece calibrações otimizadas de acordo com os mais variados cenários, coordenando eletronicamente a divisão de torque 4x4, frenagem e manuseio, sistemas de direção e suspensão, controle de aceleração, mudança de transmissão, caixa de transferência, controle de tração, controle de estabilidade, sistema de freio antibloqueio (ABS) e sistema de direção.
Uma das grandes novidades do Jeep Grand Cherokee 4xe em termos de tecnologia é a o sistema UconnectTM 5, que além da central multimídia touchscreen de 10,1 polegadas com navegação embarcada, cinco perfis de personalização, customização da tela de início e conexão com múltiplos smartphones. Tem ainda traz uma tela frontal para o passageiro, com acesso a música e navegação. Por meio do sistema multimídia é possível efetuar conexão com Apple Carplay e Android Auto, inclusive com espelhamento sem fio.
O modelo híbrido combina um motor turbo 2.0l de quatro cilindros e outros dois motores elétricos de alta tensão. O carro tem transmissão automática de 8 marchas, com potência total combinada de 380 cv e 637 Nm de torque. Isso faz com que a Grand Cherokee 4xe chegue a uma velocidade máxima de 206 quilômetros por hora e uma aceleração de 0 a 100 quilômetros por hora em 6,3 segundos.
O motor térmico é movido a gasolina, e o tanque tem capacidade de armazenar 72 litros do combustível. Já a bateria que abastece o sistema elétrico é feita de íons de lítio, com 400 Volts de tensão e capacidade de 17,3 kWh. Ela dá ao SUV 29 km de autonomia quando está no modo 100% elétrica pelo ciclo do Inmetro. A bateria pode ser totalmente carregada em duas horas e meia. No modo híbrido, tem autonomia para fazer 19,3 quilômetros com um litro de gasolina.