Casual

Japão e Grécia empatam sem gols e classificam Colômbia

Japoneses terão que vencer os colombianos e torcer para que os gregos derrotem a Costa do Marfim para se classificar


	Jogador grego Kostas Katsouranis é consolado pelo japonês Atsuto Uchida depois de levar cartão vermelho
 (Reuters/Kai Pfaffenbach)

Jogador grego Kostas Katsouranis é consolado pelo japonês Atsuto Uchida depois de levar cartão vermelho (Reuters/Kai Pfaffenbach)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de junho de 2014 às 07h26.

Apesar de atuar com um jogador a mais por quase uma hora, o Japão empatou com a Grécia por 0 a 0 em Natal, nesta quinta-feira, em partida válida pelo Grupo C da Copa do Mundo, o que complicou suas chances de avançar às oitavas de final.

Quem gostou deste resultado foi a seleção colombiana, que mais cedo venceu a Costa do Marfim por 2 a 1, chegou aos 6 pontos e garantiu matematicamente à classificação à próxima fase, já que não pode mais ser alcançada por gregos e japoneses (1 ponto cada).

No dia 24, os japoneses terão que vencer os colombianos em Cuiabá e torcer para que os gregos derrotem a Costa do Marfim (3 pontos) em Fortaleza para se classificar.

Para avançar, a Grécia precisa vencer os africanos e torcer por uma plausível derrota japonesa diante da Colômbia.

A partida entre Japão e Grécia era um duelo crucial para as duas seleções, pressionadas após as derrotas na estreia diante da Costa do Marfim (2-1) e Colômbia (3-0), respectivamente.

As derrotas provocaram a mesma situação nas duas equipes: dúvidas, críticas e a necessidade de vencer para seguir na competição.

O técnico italiano do Japão, Alberto Zaccheroni, resolveu colocar no banco seu jogador do Manchester United, Shinji Kagawa, enquanto o treinador da Grécia, o português Fernando Santos, voltou a apostar em Konstantinos Mitroglu no ataque.

Os asiáticos começaram a partida com mais intensidade, atacando desde o início. Já os gregos apostaram no que melhor sabem fazer, castigar os erros do adversário em contra-ataques e aproveitar as poucas chances que tiverem.

Seguindo essa estratégia, o capitão Makoto Hasebe arriscou a sorte de longe, aos 2 minutos de jogo, e o companheiro Yuya Osaka fez o mesmo aos 19, mas o goleiro grego Orestis Karnezis segurou sem dificuldades.

Osako quase abriu o placar aos 20, também num chute de fora da área. Este arremate, porém, raspou o ângulo grego.

o Japão ainda viu os gregos terem um jogador expulso aos 38 minutos do primeiro tempo, quando Konstantinos Katsouranis, um dos heróis que conquistou a Eurocopa-2004, levou o segundo cartão amarelo por uma forte entrada em Honda.

Garra espartana

Com 75% de posse de bola e um jogador a mais, parecia questão de tempo até o Japão abrir o placar, mas o 0 a 0 perdurava.

No reinício da partida, os gregos quase surpreenderam os asiáticos com um lance de esperteza de Georgios Samaras. O atacante do Celtic da Escócia viu o goleiro Kawashima adiantado e tentou um gol por cobertura desde o meio de campo, e quase marcou.

O lance animou os gregos, que, apesar da desvantagem numérica, passaram a assustar os japoneses na bola parada.

Aos 22 minutos, Gekas cabeceou com força uma cobrança de escanteio e obrigou o goleiro japonês a voar para defender.

Numa das poucas boas tramas ofensivas que produziu, o Japão teve a bola do jogo aos 25 minutos. Kagawa, que tinha acabado de entrar, acertou lindo lançamento para Uchida, que na corrida cruzou de primeira nos pés de Okubo, mas o atacante, sem goleiro, chutou para fora.

Correndo como guerreiros espartanos em campo, os gregos mostraram o que é raça para os "Samurais Azuis" e, apesar do péssimo empate, ainda sonham com uma improvável classificação às oitavas.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosColômbiaAmérica LatinaÁsiaEuropaPiigsEsportesJapãoFutebolGréciaCrise gregaCopa do MundoCopa do Brasil

Mais de Casual

12 restaurantes com ceias para Natal e Ano Novo em São Paulo

Onde assistir às séries indicadas ao Globo de Ouro

Onde assistir aos filmes indicados do Globo de Ouro

Em 'jogo de mentirinha', Carlos Alcaraz vence João Fonseca