Instituto Britânico do Filme lançará serviço digital com obras raras
BFI-Player será oferecido inicialmente apenas para assinantes britânicos
Da Redação
Publicado em 2 de outubro de 2013 às 17h09.
Londres - O Instituto Britânico do Filme planeja lançar este mês um serviço digital que dá acesso a um dos acervos mais ricos do mundo, que inclui desde raros filme da época Edwardiana ao cinema contemporâneo.
Fundado há 80 anos, o BFI (na sigla em inglês) irá apresentar o seu BFI-Player em 9 de outubro para o mercado do vídeo sob demanda (VOD), que vive rápida expansão e cujo valor na Grã-Bretanha em 2012 era estimado em cerca de 243 milhões de libras esterlinas (393,7 milhões de dólares).
"Eu acho que este é o nosso momento mais importante desde que estou aqui", disse o presidente do BFI, Greg Dyke, à Reuters , nesta quarta-feira "Quando cheguei no BFI (cinco anos atrás) não estava de fato no mundo digital. Agora, estamos lá."
O serviço só será oferecido inicialmente para assinantes britânicos.
"Se o restante do mundo quiser tê-lo, teremos que fazer uma versão internacional", disse Dyke, um ex-diretor-geral da BBC, cujo iPlayer tem sido um sucesso com o público de TV no país.
A versão inicial será lançada para computadores e tablets e organizada em sete diferentes "coleções" de navegação: "London Film Festival Presents", " Backed by the BFI", " Edwardian Britain", "Gothic" , "Cult Cinema" , "Inside Film" e uma seleção da revista do setor de mídia Sight and Sound.