Casual

Iates brasileiros em alta: empresa catarinense compra a italiana Sessa

O grupo Intech Boating, de São José, na Grande Florianópolis, passa a controlar o estaleiro Sessa, em um investimento de R$ 100 milhões

Iate Sessa Marine. (Sessa Marine/Divulgação)

Iate Sessa Marine. (Sessa Marine/Divulgação)

Ivan Padilla
Ivan Padilla

Editor de Casual e Especiais

Publicado em 15 de maio de 2023 às 06h30.

Foi um movimento inédito. Pela primeira vez um estaleiro brasileiro comprou uma empresa global do segmento náutico. Com investimento de até 100 milhões de reais nos próximos anos, o grupo catarinense Intech Boating acaba de anunciar a aquisição da italiana Sessa Marine International.

A negociação foi oficialmente consolidada durante o 24º Rio Boat Show, o maior evento outdoor do segmento na América Latina, que terminou dia 7 de maio. De acordo com José Antonio Galizio Neto, presidente do grupo, a aquisição fortalecerá o mercado náutico nacional com a produção e desenvolvimento de uma marca reconhecida pela qualidade, design e inovação de seus projetos.

Para o sócio Guillermo Arturo Vieira, a aquisição marca um novo momento no mercado, no qual o pensamento será global, do Brasil para o mundo, e com todos os desafios internos que isso significa.

Iates de 7 milhões de reais

O grupo Intech Boating foi formado em 2007, em São José, na Grande Florianópolis, inicialmente para fabricar embarcações de uso profissional, como patrulhamento. Dois anos depois começou a fazer barcos par a lazer, até que em 2010 a empresa assinou um acordo com a Sessa Internacional para instalar uma linha de produção no Brasil no município de Palhoça, em Santa Catarina.

Considerado um dos estaleiros de maior prestígio no mundo e em atuação desde 1958, a italiana Sessa Marine International é uma das empresas líderes na Europa no setor de embarcações, produzindo embarcações entre 20 e 70 pés. Ente as embarcações atualmente produzidas em Santa Catarina estão a Sessa F48, no valor de 7,3 milhões de reais, e a Sessa C44, com preço de 4.9 milhões de reais.

Da parceria entre as empresas brasileira e italiana nasceu a Sessa Marine Brasil. Nesse novo momento, com controle da Intech Boating, chega agora ao grupo o empresário Guilherme Marco de Lima. “Nossa expectativa é aumentar ainda mais o protagonismo da marca Sessa Marine no mercado mundial”, diz.

Para Vanderlei Palhano, também sócio investidor, esta é uma oportunidade de posicionar a marca em mercados ainda não desbravados, como os Estados Unidos, por exemplo. Com o selo Made in Santa Catarina.

Acompanhe tudo sobre:IatesSanta CatarinaItália

Mais de Casual

Os 6 imóveis mais caros comprados em 2024; brasileiro está na lista

NIB Bebidas lança linha de bitters, o tempero da alta coquetelaria, e mira crescer 300%

Os motivos que fazem da Ford Ranger um sucesso no Brasil

Honda e Nissan iniciam conversas de fusão para concorrer com gigantes dos elétricos