Casual

Futebol europeu voltará? Uma conta de 4,1 bilhões de euros sugere que sim

Reunião da entidade esportiva europeia que acontece hoje pode começar a definir cronogramas das partidas

TREINO DO RED BULL SALZBURG, NA ÁUSTRIA: dirigentes se reúnem nesta quinta-feira para discutir volta do esporte em 55 países (Leonhard Foeger/Reuters)

TREINO DO RED BULL SALZBURG, NA ÁUSTRIA: dirigentes se reúnem nesta quinta-feira para discutir volta do esporte em 55 países (Leonhard Foeger/Reuters)

Ivan Padilla

Ivan Padilla

Publicado em 23 de abril de 2020 às 06h47.

Última atualização em 23 de abril de 2020 às 06h48.

Os campeonatos de futebol estão completamente parados há mais de um mês devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, como atesta a intensa programação de reprises de jogos históricos na TV. A questão é quando e como os atuais torneios devem ser retomados. Em reunião que acontece hoje, o comitê executivo da Uefa, União das Associações Europeias de Futebol, deve ajudar a definir a situação das temporadas nacionais e as datas de início das próximas.

Em reunião prévia na terça-feira com as 55 associações europeias, a Uefa reafirmou fortemente a recomendação de que os torneios de primeira divisão e copas nacionais sejam, sim, finalizados este ano. A expectativa é que na reunião de hoje já sejam apresentadas algumas sugestões de medidas adotadas, principalmente cronogramas das próximas partidas.

A principal complicação são os diferentes estágios de propagação da covid-19 em que se encontra cada país. Até ontem à noite, a Alemanha havia registrado 148.291 casos de contaminação e 5.033 mortes, segundo a Universidade Johns Hopkins. Já a Itália tinha 183.957 infectados, com um número bem mais elevado de mortes registradas, 24.648.

Com isso, enquanto a Alemanha já faz planos para retomar a Bundesliga, a Itália e a Espanha, outro país europeu com quadro crítico da pandemia, não têm ainda previsão. Existe a possibilidade, portanto, dos times alemães voltarem logo a jogar em casa – mas aqueles que disputam torneios intercontinentais terão de esperar os adversários de outros países voltarem às atividades.

A Liga dos Campões foi interrompida nas oitavas de final e ainda tem 17 jogos para serem finalizados. A Liga da Europa tem 23 partidas pendentes. As cinco principais ligas nacionais (Espanha, Itália, Inglaterra, Alemanha e França) têm, juntas, mais de 600 disputas em aberto.

Além do aspecto do entretenimento, a falta de jogos pode acentuar a crise pela qual passam os times europeus e gerar mais prejuízos. Um estudo da consultoria KPMG estimou um impacto de 4,1 bilhões de euros caso os cinco principais campeonatos europeus não sejam finalizados.

O esporte profissional responde por cerca de um terço dos 750 bilhões de dólares de receita de toda a indústria esportiva, segundo a consultoria especializada em marketing esportivo Sports Value. Mas é o que faz o resto da roda girar, alimentando segmentos como o varejo esportivo, com venda de camisas e outros itens (278 bilhões de dólares ao ano), e de infraestrutura, comida, bebida e apostas (200 bilhões de dólares).

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusExame HojeFutebol

Mais de Casual

Dia da Lasanha: 12 restaurantes para provar o prato italiano em São Paulo

Collants da seleção brasileira de ginástica artística feminina foram desenhados por Jade Barbosa

Novo filme de M. Night Shyamalan insere serial killer na cultura pop

O melhor restaurante de Cuiabá, segundo o ranking EXAME Casual 2024

Mais na Exame