Casual

Festival de Cannes reúne glamour e cinema de autor para celebrar 65º edição

Além da rigorosa seleção na mostra competitiva, o festival também destacará filmes para todos os gostos e estrelas de todos os tipos

O cartaz oficial da edição traz uma bela foto de Marilyn Monroe soprando a velinha de um bolo. Em 2012, também é lembrado o "aniversário" de 50 anos da morte da musa (Divulgação)

O cartaz oficial da edição traz uma bela foto de Marilyn Monroe soprando a velinha de um bolo. Em 2012, também é lembrado o "aniversário" de 50 anos da morte da musa (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de maio de 2012 às 14h41.

O Festival de Cinema de Cannes, que será aberta nesta quarta-feira, contará com um delicado equilibro entre o mais profundo cinema de autor, com Michel Haneke, David Cronenberg e Carlos Reygadas, e o glamour das estrelas, caso de Nicole Kidman, Robert Pattison, Marion Cotillard e Sean Penn.

Em seu 65º aniversário, Cannes celebra sua festa com muito glamour. O cartaz oficial da edição, por exemplo, traz uma bela foto de Marilyn Monroe soprando a velinha de um bolo. Além da rigorosa seleção na mostra competitiva, o festival também destacará filmes para todos os gostos e estrelas de todos os tipos, que não serão apresentadas somente em filmes.

Esse é o caso de Sean Penn, que será protagonista de um evento especial que arrecadará fundos para o Haiti, enquanto o estilista italiano Giorgio Armani aparece como mestre de cerimônias desta mesma atração.

Armani também não será o único estilista que marcará presença em Cannes, já que o francês Jean-Paul Gaultier aparece como um dos escolhidos para compor o júri presidido por Nanni Moretti, assim como Diane Kruger, Ewan McGregor e Alexander Payne.

A maioria das estrelas chegará a Cannes para apresentar seus últimos trabalhos, seja dentro ou fora da competição. Com 12 dias na programação, o festival transformará essa localidade francesa no centro das atenções do cinema mundial.

O festival, que será inaugurado com a exibição do filme 'Moonrise Kingdom', de Wes Anderson, destacará inúmeras estrelas em seu tapete vermelho - como o hollywoodiano Bruce Wilis, protonista deste filme. Bill Murray, Edward Norton e Frances McDormand também estão neste elenco.

O ator Brad Pitt será um dos destaques mais esperados da segunda semana, quando entrará em cena com 'Killing Them Softly', um thriller que também conta com a participação de James Gandolfini e Ray Liotta. A única dúvida neste caso é saber se o ator estará acompanhado por sua esposa, Angelina Jolie.

Nicole Kidman, Zac Efron, Marion Cotillard, Kylie Minogue, Robert Pattinson e Kristen Stewart também são aguardados em Cannes, embora o casal vampiresco esteja representando filmes diferentes.

Para mostrar que o cinema não é só feito de brilho e de tapete vermelho, o Festival de Cannes ainda preparou um programa especifico na seção oficial com nomes de peso.

Um dos mais esperados é o austríaco Michael Haneke, que ganhou a Palma de Ouro em 2009 com 'A fita branca'. Agora, ele volta ao festival com 'Amour', um filme protagonizado por Isabelle Huppert e Jean-Louis Trintignant.

Após 'Gosto de Cereja', o iraniano Abbas Kiarostami, com 'Like Someone in Love', buscará sua segunda Palma de Ouro, assim como o britânico Ken Loach com o filme 'The Angels' Share'. Anteriormente, Loach já havia sido premiado com 'Ventos da Liberdade'.

Na mesma situação se encontra o romeno Cristian Mungiu, que após conquistar a crítica e o público com '4 meses, 3 semanas, 2 dias', chega a Cannes com 'Beyond the Hills', enquanto o canadense David Cronenberg e o dinamarquês Thomas Vintenberg buscam ainda disputam a primeira Palma.

Cronenberg competirá com 'Cosmopolis', uma adaptação do livro de Don DeLillo, que destaca Robert Pattinson, Juliette Binoche, Paul Giamatti, Samantha Morton e Mathieu Amalric no elenco.

Já Vintenberg concorre com 'Jagten', um drama rodeado de neve e no qual a sobrevivência é a única chave. Essa mesma temática também é observada em 'De rouille et d'les', de Jacques Audiard, que adapta relatos de Craig Davidson e traz Marion Cotillard como protagonista.

'Lawless', do australiano John Hillcoat, também destaca muitas estrelas em seu elenco, como Shia Labeouf, Jessica Chastain e Mia Wasikowska, enquanto 'The Paperboy', do americano Lee Daniels, conta com Nicole Kidman, Zac Efron, Matthew McConaughey e John Cusak.

'Holy Motors', do francês Leos Carax, também se destaca dentro deste quesito ao apresentar duas das estrelas mais esperadas para esta edição: Eva Mendes e a cantora Kylie Minogue.

O filme do diretor brasileiro Walter Salles, intitulado 'Pé na Estrada' - uma adaptação do livro de Jack Kerouac -, também conta com um elenco de peso, com Kristen Stewart, Kirsten Dunst, Viggo Mortensen, Amy Adams e Alice Braga, que, por sua vez, estrela o cartaz de divulgação do longa.

O mexicano Carlos Reygadas, que ganhou o Prêmio do Júri com 'Luz Silenciosa' em 2007, volta a Cannes com 'Post Tenebras Lux'.

Fora da competição, o festival destaca 'Io e te', de Bernardo Bertolucci, e a terceira parte da série de animação 'Madagascar'.

Como não é só de cinema que vive Cannes, o festival também contará com inúmeras festas, benéficas ou propagandistas, e fãs à caça de autógrafos, os quais percorrerão a calçada da Croisette a qualquer hora do dia e da noite atrás de seus atores favoritos. EFE

Acompanhe tudo sobre:ArteCinemaEntretenimentoFestivaisFilmes

Mais de Casual

Os espumantes brasileiros que se destacaram em concursos internacionais em 2024

Para onde os mais ricos do mundo viajam nas férias de fim de ano? Veja os destinos favoritos

25 restaurantes que funcionam entre o Natal e o Ano Novo em São Paulo

Boa Vista Surf Lodge, da JHSF, chega ao mercado hoteleiro de luxo