Casual

'Eu vou tomar um tacacá': onde provar o caldo típico do Pará em São Paulo

O tacacá foi a comida mais buscada na internet em 2023, ficando na frente do clássico salpicão de frango

Tacacá: prato típico da região amazônica. (Pollyana Ventura/Getty Images)

Tacacá: prato típico da região amazônica. (Pollyana Ventura/Getty Images)

Gilson Garrett Jr.
Gilson Garrett Jr.

Repórter de Lifestyle

Publicado em 12 de dezembro de 2023 às 14h15.

Última atualização em 12 de dezembro de 2023 às 16h38.

"Eu vou tomar um tacacá, dançar, curtir, ficar de boa". A frase da música da cantora Joelma, um dos hits deste ano, fez com que o caldo típico do Pará se tornasse a comida mais pesquisada no Brasil no Google em 2023, segundo a plataforma de buscas. Ele ficou na frente de pratos como bolo alagado e salpicão de frango.

O tacacá é típico da região amazônica e tem origem indígena, sendo no Pará onde ele tenha se transformado em símbolo da cultura do estado. A receita leva, entre outros ingredientes, o tucupi (molho extraído da mandioca), alho, chicória, jambu e camarões.

Em São Paulo, há diversos restaurantes que servem o prato brasileiro. EXAME Casual selecionou alguns que merecem a sua visita.

É do Pará SP

O restaurante de culinária típica do Pará serve o famoso caldo por 45 reais. A casa diz que quem for ao endereço, no bairro Saúde, vai experimentar "sabores intensos, histórias fascinantes e pratos surpreendentes". No cardápio ainda tem açaí, a Gó frita, acompanhada de mandioca frita e arroz.

Serviço: Av. Miguel Estefno, 271, Saúde. Abre de terça a sábado das 10 às 18h; domingos das 10h às 17h.


Quintal Paraense

O restaurante tem duas unidades, uma da Augusta, dentro do Calçadão Urbanoide, e outro na Casa Verde. Ambos servem o tacacá, mas apenas no endereço da Zona Norte é servido um menu degustação (foto) com tacacá, vatapá, caruru, maniçoba e arroz paraense. Tudo acompanhando com uma farofa de chicória da casa. O menu sai por 199 reais e serve duas pessoas.

Serviço: Rua Horácio Vergueiro Rudge, 535, Casa Verde. Abre de quarta a sábado das 12h às 22h; e domingos das 12h às 17h.


Casa Tucupi

A chef acreana Amanda Vasconcelos e Silva criou um menu com diversas iguarias amazônicas, incluindo o tacacá, que sai por 38 reais no menu semanal. O prato também tem uma opção vegana com cogumelo shiitake no lugar do camarão. A própria Joelma já passou pelo local para ajudar a fazer a receita para um programa de televisão.

Serviço: R. Maj. Maragliano, 74, Vila Mariana. Funciona de quarta a sábado no almoço, das 12h às 16h30, e no jantar das 18h30 às 21h30. No domingo abre das 12h às 17h30.

O que é tacacá?

O tacacá é um caldo típico da região amazônica preparado com, entre outros ingredientes, o tucupi (molho extraído da mandioca), alho, chicória, jambu e camarões. Tem origem indígena, sendo no Pará onde ele tenha se transformado em símbolo da cultura do estado.

Acompanhe tudo sobre:comida-e-bebidaBebidas

Mais de Casual

Como o Eataly quer resgatar a essência da marca: R$ 20 milhões em dívidas quitadas e novas operações

Disney Cruise Line transforma férias em família em experiência mágica em alto-mar

Relógio do capitão que resgatou sobreviventes do Titanic é vendido por R$ 9 milhões

Reuniões em saunas? Empresas do Vale do Silício começam a adotar prática