Lima - Dois restaurantes brasileiros foram eleitos entre os dez melhores da América Latina, na entrega de prêmios aos 50 restaurantes de maior destaque da região em cerimônia realizada em Lima, no Peru.
O restaurante paulista D.O.M, do chef Alex Atala, ocupou a terceira posição no ranking, logo à frente do Maní, também localizado em São Paulo, em quarto lugar.
O topo da lista foi ocupado por dois peruanos, Central, na liderança, seguido pelo Astrid e Gastón.
Na entrega dos prêmios em 2013 - a primeira realizada para a América Latina - o Astrid e Gastón, do famoso chef peruano Gastón Acurio, havia saído vencedor, seguido pelo D.O.M, enquanto o Central havia ocupado apenas a quarta posição.
Entre os dez melhores restaurantes latino-americanos de 2014 foram selecionados, além dos dois brasileiros, um chileno, um argentino, três mexicanos e três peruanos.
A quinta posição foi ocupada pelo Buragó, do Chile, seguido pelo mexicano Pujol (6º) e pelo peruano Maido (7º).
O restaurante de cozinha espanhola-mexicana Biko assumiu o oitavo lugar, seguido pelo argentino Tegui (9º) e pelo Quintonil (10º), também do México.
Os prêmios aos 50 melhores restaurantes da América Latina foram anunciados em uma cerimônia no Country Club Lima Hotel, que contou com a presença de representantes dos melhores restaurantes, reconhecidos chefs e da imprensa internacional especializada, que participou da eleição dos melhores.
-
1. Tour gastronômico
zoom_out_map
1/6 (Divulgação)
São Paulo – Não é apenas de museus e praças famosas que é feito um roteiro de
viagem.
Restaurantes também podem ser uma opção para quem deseja conhecer a culinária local ou até mesmo esbarrar com alguém famoso, principalmente se seus donos fizerem parte do show business. Confira a seguir cinco restaurantes de
artistas estrangeiros que merecem receber uma visita, se você estiver de passagem pela cidade onde ficam.
-
2. The Soul Kichten, do Bon Jovi
zoom_out_map
2/6 (Divulgação/Getty Images)
O grande chamariz para o recém-inaugurado “
The Soul Kitchen”, do cantor Jon Bon Jovi, não é a variedade do cardápio, mas o fato de o freguês poder escolher quanto quer pagar pela comida. Essa “pechincha”, na verdade, foi uma forma encontrada pelo artista de ajudar as famílias que estão sofrendo com a crise. O estabelecimento fica no centro de Nova Jersey, nos Estados Unidos, e quem come lá pode escolher “pagar a conta” com uma doação do quanto quiser (ou puder). Se não tiver dinheiro, pode ajudar fazendo trabalho voluntário. Criado pela Jon Bon Jovi Soul Foundation, o restaurante tem hortas orgânicas próprias e fornecedores de ingredientes naturais para preparar as refeições.
-
3. Bess Bistro e Waltons Fancy and Staple, de Sandra Bullock
zoom_out_map
3/6 (Divulgação/Getty Images)
Com um ar rústico e, ao mesmo tempo, requintado, o
Bess Bistro é considerado um dos melhores restaurantes da cidade de Austin, no Texas, Estados Unidos. O lugar foi inaugurado em 2006, pela atriz Sandra Bullock, que escolheu o nome de seu cachorro para o restaurante. Além do cardápio refinado, com carnes e frutos do mar, o estabelecimento é ecologicamente correto, onde plástico e isopor são substituídos por materiais biodegradáveis, feitos com cana-de-açúcar. E, para quem quer apenas tomar um café ou um lanche, do outro lado da rua há o
Walton's Fancy and Staple, inaugurado em 2009 pela atriz. Nessa padaria chique, são vendidos sanduíches, sopas, pães, doces, cafés e até flores.
-
4. Southern Hospitality, de Justin Timberlake
zoom_out_map
4/6 (Divulgação/Getty Images)
Se você for ao bar e restaurante
Southern Hospitality, em Nova York, não se assuste se esbarrar com Justin Timberlake, um dos poucos famosos que frequentam seus próprios estabelecimentos. O lugar foi aberto junto com os amigos Eytan Sugarman e Trace Ayala e segue a filosofia da “hospitalidade do sul”, marcada pelo tratamento polido e caloroso. O menu também traz opções próprias do sul dos Estados Unidos, como sanduíches de carne de porco, costelas, churrasco de frango e bagre frito. A decoração é jovem, com quadros de fotos e desenhos espalhados pelas paredes, combinando com as TVs de tela plana instaladas. O essencial para um “happy hour”.
-
5. Nobu, de Robert De Niro
zoom_out_map
5/6 (Reprodução/Getty Images)
O ator que interpretou o jovem Don Corleone, em “O Poderoso Chefão”, não seguiu o caminho da culinária italiana e se tornou sócio de uma rede de restaurantes de comida japonesa. Robert De Niro se aliou ao chefe Nobu Matsuhisa e a Meir Teper e Richie Notar para administrar a rede
Nobu Restaurants. Presente em várias cidades dos Estados Unidos e em outros países, como Grécia, Inglaterra e Itália, o Nobu faz sucesso por se apoiar na decoração e culinária tradicionais do Japão, sem, claro, deixar de inovar nos sabores e texturas encontradas na cozinha de outros países, como Peru e Argentina.
-
6. Beso, de Eva Longoria
zoom_out_map
6/6 (Divulgação/Getty Images)
A estrela da série “Desperate Housewives”, Eva Longoria, entrou no ramo de restaurantes em 2008, com o “
Beso”, inaugurado em Hollywood. Iluminado com luz de velas, rodeado de mesas em cabines e cadeiras macias, o restaurante tem um ar romântico e elegante. O cardápio traz os toques da cozinha latina para compor as receitas de carnes, frutos do mar e pães. No andar de cima, a calma cede lugar para o agito da Kiss Nightclub, uma casa noturna decorada com estilo vitoriano. Em 2009, Eva abriu uma filial do “Beso” em Las Vegas.