Estocolmo - O diretor sueco Malik Bendjelloul, cujo documentário "À Procura de Sugar Man" venceu o Oscar no ano passado, se matou, confirmou sua família, dando início a uma série de homenagens a um homem que "corria o mundo em busca de histórias para contar".
A polícia disse que Bendjelloul, que tinha 36 anos, morreu na terça à noite em Estocolmo.
Seu irmão depois confirmou os relatos da mídia local sobre o suicídio do diretor. "Eu posso confirmar que meu irmão tirou a própria vida", disse Johar Bendjelloul em uma mensagem de texto à Reuters.
"À Procura de Sugar Man", montado como um enigma, segue dois jornalistas sul-africanos que tentam encontrar o cantor norte-americano Sixto Rodríguez, após ele ter desaparecido dos olhos do público.
Rodríguez nunca teve reconhecimento nos EUA, mas à sua revelia se tornou um popular e influente ícone musical na África do Sul.
"À Procura de Sugar Man" arrematou a maioria dos prêmios do cinema dos EUA, incluindo o prêmio especial do júri e do público no Festival de Cinema de Sundance.
O documentário também ajudou Rodríguez, hoje com 71 anos, a ganhar notoriedade nos EUA, levando a uma retomada de sua carreira musical.
A Sony Pictures Classics, distribuidora do filme, fez nesta quarta uma das primeiras homenagens ao diretor.
"Muito como o próprio Rodríguez, Malik era um pessoa autêntica que corria o mundo em busca de histórias para contar", disse a empresa em comunicado.
" Gênio misterioso"
"Ele não buscava fama, fortuna ou prêmios, embora essas honrarias ainda assim tenham vindo em seu caminho e suas narrativas tenham obtido reconhecimento", disse o comunicado. Colegas diretores também lamentaram a morte. "Ele fez um grande filme e sua falta será sentida", escreveu o cineasta Michael Moore no Twitter.
Bendjelloul nasceu na cidade de Ystad, perto de Malmo, no sul da Suécia, de acordo com a base de dados cinematográficos IMDB.com. Ele também dirigiu documentários para a TV sobre os cantores Elton John, Rod Stweart e Bjork, assim como os pioneiros da música eletrônica Kraftwerk, informou o Insituto de Cinema Sueco.
São Paulo - Nem sempre os critérios de escolha da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood são unânimes. E, quando se trata de
Oscar , o número de indicações de um
filme não é uma garantia de premiação. É o caso de "Trapaça", que faturou 10 indicações, mas saiu de mãos abanando da cerimônia. Com tantas atuações impressionantes e produções muito bem executadas, fica difícil contemplar a todos que fizeram um bom trabalho. Além do longa-metragem dirigido por David O. Russell, o
ator Leonardo DiCaprio é outro exemplo de esnobado, que mais uma vez ficou sem a estatueta de melhor ator. A seguir, você confere estee e outros notáveis "perdedores" desta edição do Oscar.
2. Filme "Trapaça" 2 /10(Divulgação / Sony Pictures Entertainment)
Indicado ao Oscar em 10 categorias, o filme "Trapaça" tinha tudo para conquistar um lugar ao sol na premiação deste ano, mas foi completamente deixado de lado pela Academia. Com um elenco de peso, o longa parecia ser destinado a roubar a cena, ainda mais depois de se destacar no Globo de Ouro, com o prêmio de melhor filme de comédia. Mas ficou apenas na promessa.
3. Filme "Nebraska" 3 /10(Divulgação / Sony Pictures Entertainment)
Na lista dos filmes que receberam mais indicações, o longa "Nebraska" também havia saído na frente, com 6 nomeações (melhor filme, ator, atriz coadjuvante, roteiro original, diretor, fotografia). No entanto, nenhum desses prêmios foi entregue aos responsáveis pelo longa.
4. Filme "Capitão Phillips" 4 /10(Divulgação)
Assim como "Nebraska", o filme "Capitão Phillips" recebeu nada menos do que 6 nomeações ao Oscar (melhor filme, ator coadjuvante, roteiro adaptado, edição/montagem, edição de som, mixagem de som), somando ao nome de peso no papel principal, Tom Hanks. No entanto, nem isso foi suficiente para render ao filme uma estatueta sequer.
5. David O. Russell 5 /10(Getty Images)
O diretor David O. Russell tem um grande histórico de nomeações no Oscar. No ano passado, seu filme "O Lado Bm Vida" foi indicado em oito categorias, incluindo melhor filme e diretor. Neste ano, seu trabalho "Trapaça" se destacou em 10 (melhor filme, ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, roteiro original, diretor, edição/montagem, direção de arte, figurino). Mas, ao que parece, o problema de Russell está na hora de ganhar os prêmios. Em 2013, o longa recebeu apenas o Oscar de melhor atriz, com Jennifer Lawrence. Neste, nenhuma estatueta chegou às mãos de pessoas que trabalharam no filme.
6. Bradley Cooper 6 /10(Divulgação / Sony Pictures Entertainment)
Pela segunda vez seguida, o ator Bradley Cooper foi "esnobado" pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. No ano passado, ele havia sido indicado ao Oscar de melhor ator pelo filme "O Lado Bom da Vida", mas perdeu para Daniel Day-Lewis. Neste ano, a bola da vez foi Jarred Leto, que venceu na categoria de melhor ator coadjuvante e deixou este astro de "Trapaça" de lado.
7. Amy Adams 7 /10(Divulgação / Sony Pictures Entertainment)
Uma das grandes favoritas do Oscar 2014, Amy Adams não conseguiu a tão sonhada estatueta de melhor atriz. Contrariando previsões e decepcionando fãs, ela perdeu para Cate Blanchett e terá que se contentar apenas com o Globo de Ouro de melhor atriz de comédia ou musical, pelo filme "Trapaça".
8. Jennifer Lawrence 8 /10(Divulgação / Sony Pictures Entertainment)
Um ano depois de receber o Oscar de melhor atriz, Jennifer Lawrence foi esnobada desta vez, após ser indicada a melhor atriz coadjuvante. Apesar de sua atuação de destaque no filme "Trapaça", a jovem não conseguiu a proeza incomum de receber duas estatuetas em anos consecutivos.
9. Leonardo DiCaprio 9 /10(REUTERS/Suzanne Plunkett)
A sequência de derrotas de Leonardo DiCaprio no Oscar tem se tornado piada, recentemente. Apesar de a Academia já ter percebido que ele não é apenas mais um rostinho bonito e que talento é o que não falta em sua carreira, DiCaprio foi novamente deixado de lado na premiação, depois da indicação a melhor ator por seu papel em "O Lobo de Wall-Street". Esta foi a quarta indicação ao Oscar em sua carreira e, agora, terá que esperar até seu próximo personagem para tentar ganhar a primeira estatueta.
10. Veja, agora, os artistas que brilharam e os que erraram na moda do Oscar 10 /10(REUTERS/Mario Anzuoni)