Dieta DASH combate a hipertensão, além de emagrecer
Regime prevê cardápio rico em fibras, vegetais e com pouca gordura
Da Redação
Publicado em 11 de março de 2013 às 18h24.
Última atualização em 18 de outubro de 2016 às 09h01.
São Paulo – Mesmo criada com o intuito de cobrir as necessidades de saúde da população americana, a Dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) também pode ser seguida por brasileiros que desejam ter uma alimentação adequada. O objetivo principal do regime é reduzir os problemas de hipertensão e colesterol elevado, mas também é possível emagrecer até quatro quilos em uma semana.
Para isso, é necessário diminuir a quantidade de calorias ingeridas por dia, sem cortar grupos alimentares. O cardápio consiste em consumir muitos alimentos com fibras, como grãos e cereais, frutas, hortaliças, leguminosas e sementes oleaginosas, além de carnes e produtos lácteos com pouca gordura, e ingerir doces com moderação. Dessa maneira, o organismo passa a ter maior sensibilidade à insulina, substância produzida no pâncreas, e a reduzir o colesterol e a pressão alta.
Considerada como uma das melhores dietas já criadas, a DASH foi elaborada pelo “National Heart, Lung, and Blood Institute” (NHLBI), dos Estados Unidos, e o site da instituição fornece dois guias (um mais extenso e outro resumido ), em inglês, com orientações sobre cálculo de calorias a serem consumidas, de acordo com idade e rotina da pessoa, e os alimentos mais indicados.