Dia do Café: 5 itens essenciais para servir a bebida com mais qualidade

Em comemoração ao Dia Mundial do Café, EXAME listou 5 acessórios que podem melhorar a sua experiência no preparo e degustação do café
Café filtrado: brasileiros gastaram, em média, 11,6 bilhões de reais em café para uso em domicílio (Getty Images/IsaEva)
Café filtrado: brasileiros gastaram, em média, 11,6 bilhões de reais em café para uso em domicílio (Getty Images/IsaEva)
Por André LopesPublicado em 14/04/2022 13:49 | Última atualização em 14/04/2022 17:11Tempo de Leitura: 3 min de leitura

14 de abril, é comemorado o Dia Mundial do Café, e para quem ama a bebida em um nível a mais do que a maioria dos brasileiros já ama, é certo que investir no preparo caseiro pode trazer um prazer a mais em degustar e servir uma xicará aos convidados.

Últimos dias – Garanta o seu lugar entre as melhores do Brasil, entre no Ranking Negócios em Expansão 2022

A EXAME listou os produtos que podem agregar na rotina, principalmente, de preparação de um bom filtrado, a preferência nacional.

Filtros e porta-filtros Hario ou Chemex

Produtos da marca japonesa Hario, além de garantirem qualidade e segurança na extração do café, são essenciais para qualquer um que queira avançar degraus na preparação da bebida.

O método V60, que parece com a extração da Melitta, tem um porta-filtro, em formato cônico, de abertura maior, que causa um fluxo veloz do líquido, e resulta em uma bebida sem amargor.

Já o Chemex, conhecido das cafeterias mais especializadas, se vale de três dobras no filtro de papel para eliminar resíduo do café moído passe para a bebida final. Apesar do visual mais elegante, o Chemex requer mais atenção no controle da água.


Moedor com lâminas de cerâmica

É um erro comum de novos degustadores apostar nos moedores elétricos, principalmente pela comodidade que eles demonstram trazer.

Mas boa parte desses dispositivos são trituradores, e no processo arrebentam o grão do café com a força das lâminas de metal.

O mais adequado é investir nos moedores manuais e com lâminas de cerâmica.

Com eles, é possível separar suavemente o pó em um reservatório, criando uma moagem homogênea e que segue uma configuração acertada pelas características do preparo a ser feito. Bons modelos são o Hario Dome e Peugeot Kronos.


Recipiente hermético

Um café de qualidade, depois de aberto, não deve ser guardado na embalagem em que foi vendido. Para conservar os aromas dos grãos é preciso ter um pote com vedação adequada.

Opte por recipientes de vidro ou metal, com a tampa de fechamento em silicone ou emborrachada. A recomendação são as marcas Evak e Dounan.


Balanças

Depois de escolher um grão de boa procedência, moído de acordo com o preparo, entra na soma para um extração de qualidade a proporção entre água e o café. Assim recomenda-se o uso de balanças para fazer pesagem - qualquer modelo doméstico simples consegue dar conta do trabalho.

Dispositivos mais caros, podem apresentar alta precisão e timer para a filtragem, o que ajuda muito na preparação de um bom café.

Balança para café: melhores modelos para você investir – Moka Clube


Chaleiras bico de ganso

O bico fino deste utensílio permite ao usuário maior controle do fluxo de água na hora de derramar sobre o café ou o chá.

Para quem costuma usar balanças para o preparo do café, por exemplo, esta chaleira ajuda muito para controlar o volume de água dentro dos tempos das receitas.

Na hora de comprar, é importante se atentar para três possibilidades: a chaleira pode ser elétrica ou simples. No último caso, é preciso verificar junto ao fabricante se a chaleira pode ir ao fogo ou não.

Os modelos mais simples não suportam a chama aberta e a água deve ser fervida em outro recipiente e então transferida para a bico de ganso.

 

Veja Também

Inflação pessoal: como calcular a perda real do poder de compra
Minhas Finanças
Há 4 dias • 4 min de leitura

Inflação pessoal: como calcular a perda real do poder de compra

Feirão de imóveis oferece descontos de até 88%
Mercado imobiliário
Há 5 dias • 1 min de leitura

Feirão de imóveis oferece descontos de até 88%

Brasileiro gasta 14% a mais em transportes, segundo pesquisa do PicPay
Minhas Finanças
Há 5 dias • 2 min de leitura

Brasileiro gasta 14% a mais em transportes, segundo pesquisa do PicPay