Salvador - Um desavisado poderia supor que <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/holanda">Holanda</a></strong> e <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/costa-rica">Costa Rica</a></strong> fazem neste sábado um duelo de menor importância na <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/copa-do-mundo-2014">Copa do Mundo</a></strong>, mas os atuais vice-campeões e a surpreendente seleção caribenha farão às 17h (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador, em jogo que vale vaga na semifinal do torneio.</p>
A presença dos "Oranges" nas quartas de final não chega a surpreender depois do resultado obtido quatro anos atrás na África do Sul.
A campanha, no entanto, superou expectativas, com quatro vitórias em quatro jogos, inclindo a goleada sobre a Espanha por 5 a 1, na abertura do grupo B.
Os costarriquenhos, antes tratados como "meros figurantes" do grupo D, por estarem ao lado de três campeões mundiais (Uruguai, Itália e Inglaterra), viraram sensação. Do temido "grupo da morte" saíram como líderes.
Nas oitavas, eliminaram a Grécia nos pênaltis mesmo tendo jogado com um a menos em campo por 54 minutos (parte do segundo tempo e prorrogação), devido a expulsão do zagueiro Oscar Duarte.
O vencedor do inédito confronto - as duas seleções nunca se enfrentaram na história - terá pela frente argentinos ou belgas, que fazem o primeiro jogo deste sábado pelas quartas de final, às 13h (horário de Brasília), no Estádio Nacional Mané Garrincha, na capital federal.
As duas seleções chegam para o jogo com problemas.
Os holandeses perderam o volante Nigel De Jong, que sofreu lesão muscular e está fora da Copa.
A princípio, o substituto será Giorginio Wijnaldum, mas nada impede que o experiente técnico Louis Van Gaal apresente surpresas, como voltar a utilizar Daley Blind no meio.
O colombiano Jorge Luis Pinto, que comanda Costa Rica, não terá Oscar Duarte, que cumprirá suspensão, e ainda perdeu o reserva Roy Miller, que sofreu lesão muscular na perna esquerda. Com isso, Johnny Acosta deverá ganhar lugar na zaga.
Duas grande interrogações recaem sobre o duelo, a primeira delas, quanto a condição física do goleiro Keylor Navas, que apresentou dores no ombro direito durante a semana.
O camisa 1, que joga no Levante, da Espanha, é o grande nome da seleção "Tica", e ainda virou alvo do interesse de gigantes do futebol mundial como Real Madrid, Atlético de Madrid, Liverpool, Porto, Benfica, entre outros.
Outra expectativa é com relação ao comportamento do árbitro uzbeque Ravshan Irmanov com relação ao craque holandês Arjen Robben.
No jogo das oitavas de final contra o México, o camisa 11 se envolveu em polêmicos lances de queda dentro da área.
Em um deles, não marcado, confessou ter simulado.
O lance que definiu a vitória "Orange", no entanto, foi justamente um pênalti cometido sobre ele, cometido por Rafa Márquez.
Após o lance, a delegação mexicana protestou muito contra o lance assinado pelo árbitro Pedro Proença.
Prováveis escalações:.
Holanda: Cillessen; Janmaat (Verhaegh), Vlaar, De Vrij, Indi e Blind; Wijnaldum, Kuyt, Sneijder e Robben; Van Persie. Técnico: Louis van Gaal.
Costa Rica: Navas; Acosta, Umaña e González; Gamboa, Borges, Tejeda, Ruiz, Bolaños e Díaz; Campbell. Técnico: Jorge Luis Pinto.
Árbitro: Ravshan Irmatov (Uzbequistão), auxiliado por Abduxamidullo Rasulov (Uzbequistão) e Bakhadyr Kochkarov (Quirguistão).
Estádio: Arena Fonte Nova, em Salvador.
- 1. As cores do Mundial
1 /30(REUTERS/Kai Pfaffenbach)
São Paulo - Além dos gols e placares, uma outra disputam acontece em campo e tem os jogadores como campo de batalha na
Copa de 2014 .
Marcas de artigos esportivos dividiram entre si a fabricação dos uniformes das 32 seleções, em busca da visibilidade que os jogos do mundial podem trazer - e que pode ser traduzida em vendas nas lojas durante e depois do mundial. Em 2014, a disputa entre as
patrocinadoras foi equilibrada entre grandes empresas: a Nike veste 10 seleções, a Adidas, 9 times, e a Puma, 8 países. Outras nações foram equipadas por empresas menores como a Lotto, Marathon Sports, Uhlsports, Joma Sport e Burdda Sport. Saiba quem veste quem e o que elas prepararam nas imagens a seguir.
- 2. Brasil
2 /30(REUTERS/Murad Sezer)
Marca fabricante: Nike A camisa da seleção é fruto de uma pesquisa com torcedores e jogadores. A gola em "Y" foi criadas para atender os pedidos dos atletas de manter a blusa aberta. Como a equipe dispensa apresentações, o nome "Brasil" foi retirado da parte inferior do escudo.
- 3. Portugal
3 /30(REUTERS/Jorge Silva)
Marca fabricante: Nike A camisa da seleção de Portugal ganhou o tom vermelho escuro, com listras horizontais em vermelho mais claro na metade superior das mangas. Em homenagem ao centenário da Federação Portuguesa de Futebol, os anos de 1914 e 2014 são exibidos do lado esquerdo e direito na parte inferior do escudo da Seleção.
- 4. Argentina
4 /30(REUTERS/Michael Dalder)
Marca fabricante: Adidas A patrocinadora de Messi também vestiu nossos vizinhos com as tradicionais cores azul e branca da bandeira do país, que continuam se revezando na estampa listrada. O design também foi fruto de entrevista com crianças e jovens argentinos, diz a marca.
- 5. Croácia
5 /30(REUTERS/Murad Sezer)
Marca fabricante: Nike Com seu padrão xadrez branco e vermelho, o uniforme da Croácia foi inspirado na camisa usada pelo time em sua primeira partida como seleção independente, diz a Nike. As vestes ganharam também tecnologia dri-fit, com furos feitos a laser, que otimizam a evaporação de suor.
- 6. Espanha
6 /30(REUTERS/Marcos Brindicci)
Marca fabricante: Adidas Por ordem da Fifa, a Espanha abandonou o vermelho de seu apelido Fúria e estreou contra a Holanda de branco, cor que os jogadores não trazem muita simpatia. A troca foi feita poucas semanas antes do começo do torneio, relegando o vermelho a detalhes nas mangas e shorts.
- 7. França
7 /30(REUTERS/Edgard Garrido)
Marca fabricante: Nike Os franceses se distinguem pela gola pólo branca do uniforme titular, em contraste à camisa azul marinho. O segundo uniforme ganhou listras cinzas em fundo branco. Segundo o diretor criativo da Nike Futebol, a inspiração foi o estilo “clássico” dos jogadores fora de campo.
- 8. Gana
8 /30(Divulgação / Puma / Tom Oldham Photography)
Marca fabricante: Puma O time de Gana também saiu da mesmice nas estampas do uniforme. Mesmo nas vestes de predominância branca, a gola e as mangas ganharam desenhos étnicos com detalhes em amarelo e preto. O segundo uniforme, todo vermelho, também recebeu uma textura com padrões e desenhos.
- 9. Alemanha
9 /30(REUTERS/Francois Marit)
Marca fabricante: Adidas Pela primeira vez na história, a seleção alemã, tricampeã mundial, entrou em campo usando um uniforme com listras pretas e vermelhas horizontais (foto). A segunda opção de uniforme fez bastante sucesso no Brasil: formado por uma camisa rubro-negra, a roupa lembra as vestes do Flamengo, inspiração admitida pela Adidas.
- 10. Holanda
10 /30(REUTERS/Tony Gentile)
Marca fabricante: Nike Em sua goleada histórica contra a Espanha, a Holanda não usou sua tradicional cor laranja. Foi o segundo uniforme assinado pela Nike que entrou em campo - e deu sorte. A camisa traz um padrão em degradê que começa em azul vivo na parte superior, vai se tornando mais escuro na inferior e termina em tom de roxo na barra. Segundo a fabricante, a azul representa a importância da água na vida dos holandeses e na paisagem do país.
- 11. Inglaterra
11 /30(REUTERS/Ivan Alvarado)
Marca fabricante: Nike A seleção inglesa vestiu os atletas de cores tradicionais, em um visual limpo e sem estampas. O uniforme principal é todo branco, com detalhes em azul, e o segundo tem camisa vermelha e calções brancos.
- 12. Itália
12 /30(REUTERS/Ivan Alvarado)
Marca fabricante: Puma Mais uma da turma das apertadas da Puma. A veste ganhou o azul tradicional da seleção do país, e dois traços na cor branca, que tem também alcançou os calções. A gola é pólo com botões, e a bandeira italiana aparece em detalhes da manga.
- 13. México
13 /30(REUTERS/Jorge Silva)
Marca fabricante: Adidas A seleção mexicana tem um dos uniformes com visual mais exuberante e estampado. O escudo do time foi deslocado para o centro do peito dos jogadores, com uma estampa em raios vermelhos e brancos em fundo verde listrado. O segundo uniforme é rubro-negro.
- 14. Bósnia
14 /30(REUTERS/Michael Dalder)
Marca fabricante: Adidas Após ser patrocinada pela italiana Legea nas eliminatórias, a estreante Bósnia fechou contrato com a Adidas. Tanto o modelo titular quanto o reserva trazem as cores da bandeira do país, o azul e o branco. Na primeira, o azul predomina, com detalhes brancos apenas na gola e nas mangas. Na segunda, as cores se invertem.
- 15. Honduras
15 /30(REUTERS/Murad Sezer)
Marca fabricante: Joma Sport O time usa um orgulhoso H maiúsculo no peito dos jogadores. A veste ganhou a combinação de fundo branco com detalhes azuis como primeira opção, e teve cores invertidas na segunda. A fornecedora, Joma Sport, é espanhola.
- 16. Uruguai
16 /30(Jamie McDonald/Getty Images)
Marca fabricante: Puma A seleção Celeste entrou em campo com o azul que batiza seu apelido e as camisas com tecnologia ACTV, que, segundo a Puma, comprime e propicia o estímulo de certos músculos durante a partida.
- 17. Camarões
17 /30(REUTERS/Dylan Martinez)
Marca fabricante: Puma Um dos uniformes que quebrou a mesmice, Camarões ganhou um padrão de estampas em motivos africanos. Espalhados pela camisa estão leões, uma referência à alcunha da seleção, que ganhou o apelido de “os Lões Indomáveis”.
- 18. Chile
18 /30(REUTERS/Eric Gaillard)
Marca fabricante: Puma A camisa titular do Chile para a Copa do Mundo é vermelha e traz detalhes brancos nas laterais e na manga, além de gola e calções azuis. O escudo da Federação Chilena de Futebol fica, como de costume, do lado esquerdo e o logotipo da Puma à direita.
- 19. Australia
19 /30(REUTERS/Amr Abdallah Dalsh)
Fabricante: Nike Nossos sócios nas cores, os australianos trouxeram seu tradicional uniforme amarelo com detalhes em verde. Os jogadores trazem, ainda, bordados no peito o desenho de um canguru, animal típico do país.
- 20. Estados Unidos
20 /30(REUTERS/Stefano Rellandini)
Marca fabricante: Nike As camisas americanas ganharam o apelido de “Capitão América” entre os torcedores, com seu padrão branco e azul nos ombros. A primeira opção de uniforme é mais clean, com fundo branco e listras cinzas.
- 21. Colômbia
21 /30(REUTERS/Leonhard Foeger)
Marca fabricante: Adidas As cores da bandeira da Colômbia foram reeditadas na camisa amarela de listras diagonais azul-marinho, e uma bola vermelha no peito dos jogadres. O segundo uniforme é vinho e, segundo a Adidas, tem cor semelhante à usada pelo time na Copa de 1990.
- 22. Grécia
22 /30(REUTERS/Paulo Whitaker)
Fabricante: Nike A Nike optou novamente por mais um visual minimalista, com os uniformes titulares em branco, faixas azuis na manga e gola pólo também azuis. Completam o primeiro uniforme o calção e as meias, que são brancos. O segundo uniforme (foto) inverte as cores do primeiro.
- 23. Costa Rica
23 /30(REUTERS/Mike Blake)
Marca fabricante: Lotto A fabricante italiana forneceu camisas vermelhas com detalhes em azul e calções azuis para o time latino. É uma das poucas camisas a ter estampa marcante, com um desenho diagonal no peito dos jogadores. O segundo uniforme (foto) tem fundo branco e detalhes vermelhos.
- 24. Equador
24 /30(REUTERS/Ueslei Marcelino)
Marca fabricante: Marathon Sports A fornecedora do uniforme, também do Equador, apostou nas cores azul e amarelo, que se revezam entre cor de fundo e detalhes nas duas opções de vestes. No lançamento, os produtos foram lançados com o tema "Más que el sol contemplamos lucir" ou "Queremos brilhar mais do que o Sol", em tradução livre para o português.
- 25. Nigéria
25 /30(REUTERS/Amr Abdallah Dalsh)
Marca fabricante: Adidas Os jogadores da Nigéria ganharam um uniforme simples, mesclando diferentes tonalidades de verde, com faixas brancas nas laterais das mangas e calções. A camisa dos “Águias” ganhou também seis discretas linhas verticais. O segundo uniforme é predominantemente branco.
- 26. Irã
26 /30(REUTERS/Ivan Alvarado)
Marca fabricante: Uhlsport O time tem patrocínio do fornecedor alemão Uhlsport, que acrescentou uma marca d’água de um leopardo tanto no uniforme branco quanto no vermelho, segunda opção. Ambas as camisas ganharam detalhes em verde.
- 27. Rússia
27 /30(REUTERS/Grigory Dukor)
Marca fabricante: Adidas Os uniformes, fornecidos pela empresa alemã, contam com diversas referências culturais do país, como o museu dos cosmonautas e citações de Yuri Gagarin, primeiro homem a viajar no espaço. Os desenhos aparecem em marca d’água no peito dos jogadores.
- 28. Bélgica
28 /30(REUTERS/Ints Kalnins)
Marca fabricante: Burdda A seleção europeia estreia nesta terça e pode usar duas opções de uniforme: o primeiro, vermelho com listras amarelas e pretas e o desenho em marca d'água da coroa belga. A segunda opção (foto) é preta, com detalhes em vermelho e amarelo. A fornecedora, Burdda, é da Suíça.
- 29. Coreia do Sul
29 /30(REUTERS/Kim Hong-Ji/Files)
Marca fabricante: Nike Segundo a Nike, o uniforme foi inspirado no Taegeuk, um símbolo que está no centro da bandeira do país e é associado à filosofia de equilíbrio e harmonia. A camisa é vermelha e tem duas listras verticais azuis entrelaçadas nos ombros. Os designers da empresa também criaram uma gola inspirada em trajes orientais.
- 30. Aproveite e veja também: Os 30 times brasileiros com as marcas mais valiosas em 2014
30 /30(Rodrigo Coca/ Assessoria de imprensa do Corinthians)