Conheça o melhor azeite brasileiro, segundo concurso internacional
O ranking espanhol EVOO é um dos mais importantes do mundo dedicado aos azeites de oliva extravirgem premium
Repórter de Lifestyle
Publicado em 15 de janeiro de 2024 às 11h24.
Última atualização em 16 de janeiro de 2024 às 11h47.
O mercado produtor de azeite brasileiro tem motivos para comemorar. Dos 550 listados entre os melhores do mundo no concurso EVOO World Ranking, 29 são do Brasil. O melhor colocado foi o Blend da Safra 2023, do Orfeu Azeites Especiais, que ficou na 16ª posição. Entre as marcas, a gaúcha Estância das Oliveiras ficou na nona posição. Por país, o Brasil ficou em sexto lugar entre os 37 listados.
O ranking espanhol EVOO é um dos mais importantes do mundo dedicado aos azeites de oliva extravirgem premium e reúne todos os prêmios, pontos e concursos que foram vencidos no ano de 2023. Com esses dados que a organização faz a lista. Os três melhores do mundo são espanhóis ( veja o ranking mais abaixo ).
Cultivado e produzido na Fazenda Rainha, no sul de Minas Gerais, o azeite Blend da Safra 2023 recebeu medalhas de ouro em diversas disputadas no ano passado em premiações nos Estados Unidos e na Europa. No total, foram 22 prêmios em 18 concursos.
Melhor empresa produtora
A Estância das Oliveiras , agroindústria de Viamão, no Rio Grande do Sul, foi a marca que obteve mais premiações pela safra de 2023. Foram 57 prêmios em dez concursos. Com isso, a empresa ficou com a nona posição entre as melhores do mundo.
“Nosso solo, nosso estudo, nosso empenho e dedicação foram reconhecidos. A olivicultura não é um cultivo fácil. São anos de plantação para uma primeira colheita. Estamos há 18 anos no setor, e nos últimos cinco que a plantação firmou. Saber que todos os nossos azeites enviados para competições internacionais homologadas foram premiados com medalhas de ouro ou de prata é uma grande satisfação”, diz Lucídio Goelzer, fundador da Estância das Oliveiras.