Casual

Como se recuperar depois de competir?

Confira três dicas para recuperar o seu corpo após um dia de treino e voltar à normalidade


	Corredor após uma maratona: lembre-se, um dencanso é necessário mesmo se não sinta dor ou rigidez muscular
 (Jed Leicester/Getty Images)

Corredor após uma maratona: lembre-se, um dencanso é necessário mesmo se não sinta dor ou rigidez muscular (Jed Leicester/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de abril de 2013 às 12h33.

1 Melhor Caminhar - É muito melhor deixar que seu ritmo cardíaco volte pouco a pouco ao estado de repouso do que parar de forma brusca depois de cruzar a linha de chegada. Isso lhe ajudará a eliminar o ácido lático muscular antes de começar o processo recuperatório.

2 Com Aparatos - Tome um banho de 10 minutos com água gelada, use meias de compressão ou faça massagens com um rolinho de espuma. Essas simples atitudes podem ajudá-lo a eliminar a inflamação. São remédios eficazes ao seu alcance.

3 Esqueça o Asfalto - Ainda que bata a tentação de correr no dia seguinte, freie esse desejo. Se você tem a absoluta necessidade de fazer exercício, busque um esporte de baixo impacto. Depois, retorne com rodagens suaves. Ir além disso por gerar lesões.

Os Números Correm - 60 é o máximo de tempo (em minutos) para repor suas reservas de glicogênio depois de treinar. Beba ou coma entre 200 e 300 calorias (o tamanho aproximado de uma bola de tênis) de carboidratos e proteínas. Se preferir, beba leite de com chocolate batido.

Verdade ou Mentira - Não é necessário descansar caso não sinta dor ou rigidez muscular

MENTIRA - Os dias de descanso e de rodagens suaves são imprescindíveis. Um descanso em pelo menos um dia na semana ajudará a regenerar as fibras musculares danificadas e preparar a tonificação para o próximo treino de qualidade.

No se machuque 

Muito estresse? Correr pode ser uma solução, porém, para outros, uma fonte de ansiedade. Estudos demonstram que o alto nível de ansiedade intervém no processo de recuperação, aumentando a possibilidade de se lesionar ou ficar doente.

Acompanhe tudo sobre:Bem-estarBoa formaCorridaEsportesExercícios FísicosFitnessSaúde e boa forma

Mais de Casual

Chablis: por que os vinhos dessa região da França caíram no gosto do brasileiro?

"A Era das revoluções", de Fareed Zakaria, explica raízes do mundo contemporâneo; leia trecho

Do campo à xícara: saiba o caminho que o café percorre até chegar a sua mesa

Com sustentabilidade e legado, sempre teremos Paris

Mais na Exame