Jonathan Anderson, diretor criativo da Loewe (Pascal Le Segretain/Getty Images)
Repórter de Casual
Publicado em 26 de julho de 2024 às 16h14.
Última atualização em 26 de julho de 2024 às 16h35.
Há poucos meses a Loewe inaugurou sua primeira loja no Brasil. Um sinal de que o sucesso da marca espanhola também atinge os consumidores brasileiros. E nesta semana, a Loewe alcançou o primeiro posto na pesquisa da Lyst, como a marca de moda mais desejada no mercado de luxo no segundo trimestre de 2024.
Atrás da Loewe está a Miu Miu, seguida por Prada, Saint Laurent e Bottega Veneta. A pesquisa leva em conta pontos como valor em vendas, buscas no Google, menções e estatísticas de engajamento nas redes sociais.
O desejo pela marca comandada por Jonathan Anderson vem crescendo nos últimos anos, tanto pelas criações próprias da marca quanto colaborações com outras etiquetas e aparições no cinema.
Marca do grupo LVMH, a Loewe foi uma das patrocinadoras da edição deste ano do Met Gala, e vestiu artistas como Ariana Grande e Ayo Edebiri para o evento.Ainda em maio, a Loewe fez uma parceria com a incensada marca esportiva On. A coleção contou com um guarda-roupa completo, para explorar das paisagens selvagens às ruas da cidade. Os produtos contam com o novo logo conjunto das marcas, em que os dois "L" de Loewe se encaixam com as letras de On.
A ideia da coleção com a Loewe era apresentar peças em tecidos de ponta com cores fluidas, projetados em tons naturais, mas também roupas mais chamativas e adaptadas para todas as condições climáticas. A coleção inclui parkas, puffers e coletes estilizados com um sutil tie-dye. Os tênis custam entre R$ 3,1 mil e R$ 3,5 mil.
A aparição esportiva também aparece no figurino de Rivais, filme sobre o triângulo amoroso entre tenistas estrelado por Zendaya, Mike Faist e Josh O’Conner. Uma coleção cápsula também foi lançada após a estreia do filme e os atores escolheram peças da Loewe para eventos de lançamento da produção.
Em um evento, os pés de Zendaya se tornaram o centro das atenções com um sapato branco com bolas de tênis nos saltos.
Os convidados para campanhas da marca atingem diferentes perfis. Josh O'Conner, Maggie Smith, Greta Lee, Daniel Craig e o astro de k-pop Taeyong são alguns dos modelos clicados pela Loewe nos últimos anos.
Para além da moda, a Loewe criou a série Loewe Lamps para o Salone del Mobile de Milão. Para o evento, a marca espanhola convidou 24 artistas para elaborar luminárias para um dos maiores salões de design do mundo.
A Loewe foi fundada em 1876, em Madrid, pelo alemão Enrique Loewe que desejava criar peças de couro. Só um século mais tarde, em 1970, a marca se voltou para o prêt-à-porter e expandiu para o mercado de cosméticos com o lançamento de perfumes.
Em 1996 a LVMH adquiriu a marca dez anos após a compra de direitos de distribuição. Pouco a pouco, a pequena marca foi crescendo com diferentes eras e diretores criativos, como Narciso Rodriguez (de 1997 a 2000), José Enrique Oña Selfa (de 2000 a 2007) e Stuart Vevers (de 2008 a 2013).
Em 2013, Jonathan Anderson integrou a grife após seis anos da fundação da própria marca, JW Anderson.
Desde a entrada de Anderson, a Loewe passou a ter referências da cultura pop e aumentar a clientela, como Beyoncé, que usou um macacão assinado por Anderson na turnê Renaissance, além de Rihanna, Jennifer Lawrence, Kylie Jenner, ASAP Rocky e Jay-Z.