Gosta de vinhos? Que tal se tornar um mestre com este jogo de tabuleiro?
De iniciantes e sommeliers, o jogo Mestre dos Vinhos convida a todos para se aprofundarem no mundo da bebida com diversão e degustação
Julia Storch
Publicado em 6 de janeiro de 2021 às 15h58.
Última atualização em 8 de janeiro de 2021 às 11h39.
Jogue os dados, aprecie uma taça de vinho , tente adivinhar suas características e ganhe o título de “Mestre dos Vinhos”. Resumidamente, essas são as regras do recém-lançado jogo de tabuleiro Mestre dos Vinhos Tintos do Mundo (399 reais), desenvolvido pelo fotógrafo e publicitário Marcos Gomez.
Há 11 anos, Gomez começou a frequentar a Confraria dos Publicitários, grupo que se reúne para trocar experiências e, é claro, degustar vinhos. Estudando sobre vinhos, fazendo enoturismo pelo mundo, e jogando jogos de tabuleiro, decidiu empreender unindo o hobby à diversão.
Sua ideia sempre foi fazer um jogo educativo sobre o mundo dos vinhos. “Muitas pessoas me perguntavam como poderiam participar da confraria, e também me pediam para criar um quiz de vinhos, para jogar entre amigos. Mas eu nunca quis desenvolver um jogo nesse formato, pois acredito que não agrega muito conhecimento, e após um tempo se esgota a novidade”, conta Gomez. Foi então que a confraria que participava o inspirou para que outras pessoas se juntassem com os amigos para beber vinhos, criando o jogo Mestre dos Vinhos.
O jogo vem em ótimo momento por conta de dois fatores: vinhos e jogos de tabuleiro. Em 2020 a pandemia fez com que os brasileiros em isolamento social consumissem mais vinhos , entre os meses de janeiro e setembro, houve um aumento de 37% na comercialização da bebida fermentada de uva. O segundo ponto é que, com o combo do isolamento social junto com o sucesso da série O Gambito da Rainha, houve um crescimento por buscas de jogos de xadrez ejogos de tabuleiro moderno.
São duas modalidades para se jogar Mestre dos Vinhos: o Desafio Confrades e o Desafio Sommelier/Sommelière. Na primeira categoria, cada participante leva uma garrafa de vinho e preenche em uma ficha as características dos vinhos, desde tipo de uva, idade do vinho, teor alcoólico, país, e outras especificações. A partir daí começa a parte boa. Às cegas, os jogadores confrades analisam o aroma, a coloração e sabor do vinho, e tentam adivinhar as características colocando suas peças nos locais indicados no tabuleiro. Vence a rodada quem fizer mais pontos. Ao final de todas as degustações, o vencedor consagra-se um sommelier.
A segunda modalidade, Desafio Sommelier/Sommelière, possui as mesmas regras dos Confrades, mas apenas uma pessoa seleciona os vinhos e desafia os outros jogadores.
Gomez conta que não é preciso ser um grande entendedor de vinhos para jogar, já que o tabuleiro tem dicas em infográficos para identificar os vinhos. Além disso, “diferentemente de jogos em que o perdedor fica triste, com o Mestre dos Vinhos, ao final do jogo, todos ficam no mínimo alegres, até quem perdeu”, conta rindo.
Desenvolvido para ser jogado com vinhos tintos, seu criador conta que já planeja uma versão para vinhos brancos, e um jogo específico para vinhos europeus. O jogo que requer mais atenção do que estratégias não acompanha as bebidas, mas possui um manual que indica como identificar tipos diferentes de vinho através do olfato, paladar e coloração. Além das peças, como tabuleiro, fichas técnicas, minigarrafas (usadas como peões), o jogo acompanha capas para serviço do vinho às cegas, corta-gotas e marcadores de taças.
As vendas são feitas pelo telefone (11) 9 4149-2127, por meio do site e na loja Pingo No I, Rua Mourato Coelho, 1.191 – Vila Madalena, São Paulo.