Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

Com pandemia, "boom" de festas online salva o setor de animação

Com o coronavírus, festas e atividades presenciais foram canceladas, fazendo surgir novas formas de interação social

Modo escuro

Festas infantis: setor de eventos sofreu queda de contratações, porém, o mundo virtual provou ser uma saída (./Getty Images)

Festas infantis: setor de eventos sofreu queda de contratações, porém, o mundo virtual provou ser uma saída (./Getty Images)

E
Estadão Conteúdo

Publicado em 7 de agosto de 2020, 14h19.

Última atualização em 7 de agosto de 2020, 18h51.

Existem também festas em que pais e filhos vão para a cozinha e fazem uma receita simples e tradicional em parceria. "Em um dos modelos de festa, entregamos um kit na casa de todos os convidados, com uma lousa de mão, suquinho, bolo individual e velas. A ideia é facilitar as brincadeiras em conjunto e promover o momento do parabéns", contou Taís.

O Brincalalá sofreu o impacto do fim das festas presenciais. Com uma agenda de aniversários cancelados, os recreadores começaram a estudar os melhores formatos para segurar uma festa online. "Nossos eventos presenciais duravam cerca de 3 horas. Mas, online, 50 minutos são suficientes para garantir a atenção das crianças. Na maioria das vezes, as festas são divididas em três partes: música, contação de histórias e oficina de massinha", falou Samara Martins, criadora do Brincalalá. "Estamos estudando protocolos de higiene para festas presenciais, mas, provavelmente, será virtual até a vacina chegar", completou.

Jaziely Vieira contratou uma festa online para o aniversário de 6 anos do Rafael. "Não conhecia. Foi surpreendente. As crianças adoraram e se envolveram o tempo inteiro", contou. Taís Freitas, mãe de Milena, de 6 anos, também recomendou a experiência. "No começo, fiquei apreensiva. Mas foi algo que envolveu todas as famílias. Por conta da escola, as crianças já estão acostumadas com interações virtuais, então foi tudo muito natural", disse.

A mãe da Lara, de 5 anos, Fabiana Albuquerque de Oliveira, lembrou que, além de manter a animação e a atenção das crianças, a figura do recreador é importante para controlar a festa. "Eles sabem a hora de ligar e desligar os microfones. Imagina o que é uma festa com crianças de 5 ou 6 anos tentando falar ao mesmo tempo", ponderou. Para ela, também foi importante a festa durar apenas um pouco mais de uma hora. "Acho que mais tempo poderia estressar as crianças. A formato foi ideal", completou.

Já no Prendas Minhas, a intenção é unir a experiência virtual com oficinas manuais. Parte das festas organizadas pela empresa é antecedida pela entrega de kits. "A gente já fez oficinas de pintura em roupa, criação de bolsas e pebolim", disse Adriana Mores, criadora da empresa. "Promovemos também brincadeiras como uma em que as crianças imitam posições de ioga ou pintam o rosto de seus pais", completou. Segundo Adriana, o Prendas Minhas produz a festa - entregando convites e contacta convidados.

Música

De olho no público infantil e adolescente, mas com foco na música, o Balada Animada leva um DJ para dentro da festas e happy hours. "Nós transmitimos direto do nosso estúdio para a sala de bate-papo do organizador da festa. A ideia é transmitir a sensação de um DJ em casa e transformar a sala em uma pista de dança. Além dos DJs, uma espécie de mestre de cerimônias conduz a festa com brincadeiras e danças", disse Rodrigo Braga, idealizador do projeto.

Já para os adultos, uma das opções são as festas com shows de voz e violão. O músico Marcelo Freitas pulou das tradicionais lives para eventos mais personalizados - em que o contratante pode escolher o estilo musical ou cada música tocada. "Com a pandemia, minha renda zerou. Mas, um dia, uma pessoa falou que gostaria que eu aparecesse cantando parabéns na TV da casa dela. Daí, me veio a ideia", contou Freitas.

Os shows são transmitidos ao vivo pelo YouTube e também podem contar, simultaneamente, com uma reunião pelo Zoom. "Em uma das versões, uma espécie de mestre de cerimônias conduz uma reunião no zoom enquanto o show acontece. É como se o show tivesse pista de dança e mesinhas para conversas", falou.

Durante os shows, Freitas interage com o público, exibe fotos do aniversariante (ou homenageado) e mostra o bate-papo do Zoom na tela. "O ideal é que a pessoa assista ao show com o YouTube na TV e com o laptop no colo", acrescentou.

Produtos Recomendados pela Exame

Últimas Notícias

ver mais
Jaguar Land Rover (JLR) anuncia nova identidade visual e aprofunda visão de luxo moderno
Casual

Jaguar Land Rover (JLR) anuncia nova identidade visual e aprofunda visão de luxo moderno

Há 5 horas
Mundo menos cor-de-rosa: como o filme "Barbie" acabou com o estoque de tintas rosa
Casual

Mundo menos cor-de-rosa: como o filme "Barbie" acabou com o estoque de tintas rosa

Há 9 horas
Treino com dados: conheça as 'sportechs' que estão mudando a forma de praticar exercícios
Casual

Treino com dados: conheça as 'sportechs' que estão mudando a forma de praticar exercícios

Há 10 horas
Brilho artificial: como diamantes criados em laboratório ganharam espaço no mercado de luxo
Casual

Brilho artificial: como diamantes criados em laboratório ganharam espaço no mercado de luxo

Há um dia
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais