Exame Logo

Com algoritmos da Pixar, arquiteto cria colunas de 16 milhões de facetas

São Paulo – Em algum lugar perdido entre a arte e a matemática, o arquiteto e programador americano Michael Hansmeyer criou um estilo extremamente complexo e meticuloso. Para isso, começou roubando: suas produções são baseadas num algoritmo usado pela Pixar para aplicar polígonos na animação de personagens digitais. Mas no lugar de produzir ficção, Hansmeyer […]

Colunas do arquiteto e programador Michael Hansmeyer (Michael Hansmeyer.com/Divulgação)
DR

Da Redação

Publicado em 21 de junho de 2012 às 13h49.

Última atualização em 18 de outubro de 2016 às 09h21.

São Paulo – Em algum lugar perdido entre a arte e a matemática, o arquiteto e programador americano Michael Hansmeyer criou um estilo extremamente complexo e meticuloso. Para isso, começou roubando: suas produções são baseadas num algoritmo usado pela Pixar para aplicar polígonos na animação de personagens digitais. Mas no lugar de produzir ficção, Hansmeyer converteu o cálculo na criação de colunas gigantes, criadas por centenas de faces poligonais. Ele chamou o próprio estilo de “arquitetura computacional“.

As colunas Hansmeyer na foto erguem-se a nove metros de altura, pesam cerca de 900 quilos cada, e são feitas de em média 2.700 fatias de 1 mm de papelão empilhadas no alto de núcleos de madeira. O ciber artesanato é trabalhoso e as estruturas montadas têm entre 8 e 16 milhões de facetas.

Veja também

O projetista já estuda usar materiais mais resistentes e aplicar suas peças em construções reais. Os trabalhos foram criados na universidade americana de Louisville, no Kentucky, e já foram expostos na Alemanha, França e no Peru. O portfólio do artista está disponível em www.michael-hansmeyer.com.

Acompanhe tudo sobre:DesignInfraestruturaInovaçãoPixar

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Casual

Mais na Exame