Casual

Coleção de selos lembra história do Titanic em centenário

Serão comercializados dez selos comemorativos com relatos da história do navio desde sua construção em estaleiros da Irlanda do Norte

O Titanic zarpou do porto de Southampton (sul da Inglaterra) em 10 de abril de 1912 (Peter Macdiarmid/Getty Images)

O Titanic zarpou do porto de Southampton (sul da Inglaterra) em 10 de abril de 1912 (Peter Macdiarmid/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de abril de 2012 às 21h42.

Londres- Uma coleção de selos sobre a história do Titanic começará a ser vendida no Reino Unido a partir de 10 de abril, cinco dias antes da data em que o naufrágio do transatlântico completa cem anos.

Segundo o Royal Mail (serviço público de correios britânico), serão comercializados dez selos comemorativos com relatos da história do navio desde sua construção em estaleiros da Irlanda do Norte.

O Titanic zarpou do porto de Southampton (sul da Inglaterra) em 10 de abril de 1912 com destino a Nova York levando 2.227 passageiros e afundou quatro dias mais tarde, ao se chocar contra um iceberg. O acidente, que se transformou em uma das maiores tragédias marítimas da história, provocou a morte de mais de 1.500 pessoas.

Um porta-voz do Royal Mail, Philip Parker, disse à agência britânica Press Association (PA) que ''a história do Titanic e dos correios está estritamente vinculada'', pois o serviço postal do país havia se encarregado de transportar cartas e pacotes por meio do navio. Houve ainda a morte de cinco empregados dos correios no desastre: três norte-americanos e dois britânicos, que trabalhavam na área postal do navio, a primeira parte a afundar.

''Acreditamos que estes selos comemorativos recordarão a incrível história do Titanic, que também faz parte da nossa'', indicou Parker.

A viagem inaugural do Titanic e a primeira página do jornal ''The New York Times'' anunciando o naufrágio são algumas das imagens presentes nos selos. 

Acompanhe tudo sobre:EuropaNaviosPaíses ricosReino UnidoTransportes

Mais de Casual

Chablis: por que os vinhos dessa região da França caíram no gosto do brasileiro?

"A Era das revoluções", de Fareed Zakaria, explica raízes do mundo contemporâneo; leia trecho

Do campo à xícara: saiba o caminho que o café percorre até chegar a sua mesa

Com sustentabilidade e legado, sempre teremos Paris

Mais na Exame