Casual

Clarice Lispector é lembrada nos 93 anos de seu nascimento

Aniversário da escritora está sendo lembrado no Brasil e pelo mundo nesta terça


	Clarice Lispector: escritora (1920-1977) nasceu na Ucrânia, mas logo se mudou para o Rio de Janeiro, onde criou grande parte de sua produção literária
 (Antonio Andrade/Wikimedia Commons)

Clarice Lispector: escritora (1920-1977) nasceu na Ucrânia, mas logo se mudou para o Rio de Janeiro, onde criou grande parte de sua produção literária (Antonio Andrade/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de dezembro de 2013 às 15h00.

Madri - Profunda e muito inteligente: assim era Clarice Lispector, uma das grandes vozes da literatura brasileira do século XX, cujo aniversário de 93 anos está sendo lembrado no Brasil e pelo mundo nesta terça-feira.

"A Hora de Clarice" é um evento realizado hoje no mundo todo para lembrar a obra e figura da escritora brasileira, quem nasceu em 10 de dezembro de 1920.

Lispector (1920-1977) nasceu na Ucrânia, mas logo se mudou para o Rio de Janeiro, onde criou grande parte de sua produção literária e jornalística; além de escrever romance, publicava uma coluna chamada "Só para mulheres", sobre culinária e etiqueta.

"Você é "moralmente" tão antiquada a ponto de considerar vaidade feminina uma frivolidade? Você já devia saber que as mulheres querem se sentir bonitas para se sentirem amadas. E querer sentir-se amada não é frivolidade", escreveu em um de seus artigos sobre o mundo feminino.

O excesso de peso, cuidados com o cabelo e com a pele faziam parte da temática de "Só para mulheres", embora ela mesma não se saísse muito bem no trabalho doméstico.

O auge como escritora, no entanto, seria visto em romances como sua estreia, "Perto do Coração Selvagem" (1944), ou em romances fundamentais como "A Hora da Estrela" (1977).

Multifacetada e genial, a escritora também enveredou pela poesia, pelos contos e pela escrita introspectiva, cuja obra mais representativa é "A Paixão Segundo G.H" (1964), uma reflexão sobre a busca da identidade.

Sua obra será lembrada, de hoje até o próximo domingo, com diversos atos em vários países, como a Espanha. Em Barcelona, a Casa América de Catalunya recebe esta noite (às 20h locais) a conferência "Clarice Lispector, um novelo enrolado para dentro", a cargo da tradutora Elena Losada, além de várias leituras de contos para crianças escritos pela própria Lispector.

Acompanhe tudo sobre:ArteEspanhaEuropaLivrosPiigs

Mais de Casual

Space Mountain: a montanha-russa da Disney que mudou a história dos parques temáticos

EXCLUSIVO: Luiz Melodia ganha tributo no cinema nesta quinta; assista à cena inédita

Kanye West lança novo modelo Yeezy SLPRS por 20 dólares após saída da Adidas

Hotel de luxo em Lisboa combina arquitetura dos anos 1940 com rooftop de vista panorâmica