Casual

Cielo se poupa, mas avança em 1º lugar nos 100 metros do Pan

O nadador brasileiro cravou o tempo de 48s89, o mais rápido das três baterias classificatórias

O nadador destacou que precisará chegar forte na decisão dos 100 metros livre (Adam Pretty/Getty Images)

O nadador destacou que precisará chegar forte na decisão dos 100 metros livre (Adam Pretty/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de outubro de 2011 às 13h07.

Guadalajara - Grande estrela do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, Cesar Cielo não teve dificuldades para vencer as eliminatórias dos 100 metros livre neste domingo, na prova em que estreou nesta edição da competição. O nadador brasileiro cravou o tempo de 48s89, o mais rápido das três baterias classificatórias, mesmo se poupando no final da disputa.

Depois de virar os primeiros 50 metros com larga vantagem sobre os rivais, Cielo diminuiu o ritmo na parte derradeira da prova, mas mesmo assim sobrou para se classificar. Tanto é que o seu tempo neste domingo foi apenas dez centésimos de segundo mais lento que a marca que garantiu a ele o ouro no Pan do Rio, em 2007.

"Dei uma 'seguradinha' sim, mas foi melhor do que esperava, achei que fosse nadar para 49 segundos e meio. O melhor foi que eu consegui superar o adversário da altitude, que é o mais difícil. Dá para fazer um bom tempo aqui e, se Deus quiser, vou trazer a medalha de ouro hoje (domingo) à noite", afirmou Cielo, em entrevista para a TV Record, logo depois de vencer as eliminatórias.

O nadador destacou que precisará chegar forte na decisão dos 100 metros livre, apesar de ser o franco favorito ao ouro. "Tenho que ficar um pouco mais preparado para a final porque tem uma molecada que está louca para ganhar de mim e tenho que tomar cuidado", completou Cielo, para em seguida esclarecer que sua passagem por um hospital mexicano na última sexta-feira, quando sentiu uma indisposição, foi apenas por precaução. "Foi um exame de rotina que eu queria ter feito para comparar minha adaptação em uma competição com altitude, foi apenas um check-up", enfatizou.

Mas, se o recordista e campeão mundial avançou às finais sem problemas e mostrou que segue como favorito ao ouro, o seu compatriota Bruno Fratus, atrapalhado por uma amidalite, fez apenas o terceiro melhor tempo de sua bateria eliminatória e ficou fora da final dos 100 metros, que será realizada às 22 horas (de Brasília) deste domingo. Fratus era apontado como um dos principais rivais de Cielo na prova, até pelo fato de que os Estados Unidos estão sem os velocistas do seu time principal em Guadalajara.

Acompanhe tudo sobre:Setor de esportes

Mais de Casual

Do campo à xícara: saiba o caminho que o café percorre até chegar a sua mesa

Com sustentabilidade e legado, sempre teremos Paris

3,5 mil quartos e R$ 100 milhões em reformas: os planos da Meliá para o Brasil

Senna e filme sobre Fórmula 1: como o esporte tem se tornado tendência nos streamings e cinemas

Mais na Exame