(Klaus Vedfelt/Getty Images)
Produtor de conteúdo
Publicado em 13 de agosto de 2023 às 08h00.
Última atualização em 29 de agosto de 2023 às 19h33.
O que torna o cupim mais saboroso quando feito na brasa é a sua concentração de gordura que o deixa delicioso, desmanchando na boca. Este corte fica logo atrás do pescoço do boi, em cima do acém, ou seja, na corcova, característico em bois da raça Zebuína e seus cruzamentos como o Nelore, gado predominante no Brasil.
É composto de fibras musculares entremeadas com gordura, mas possui uma textura rígida, por isso o seu preparo é diferente de outros cortes, como a picanha, e se feito de forma errada, fica duro e seco.
O cupim na churrasqueira exige tempo e paciência, de três a quatro horas de cocção. Esse processo de cozimento lento em baixa temperatura quebra os colágenos da carne deixando-a macia.
Quando levar para a grelha, primeiro deve-se selar a carne e para ter sabor de churrasco logo no início. Depois, embrulhe no papel alumínio ou celofane. Volte para a churrasqueira, no braseiro fraco (60 cm da brasa).
No quesito temperos, o cupim combina com praticamente tudo: alho, cebola, manteiga, mostarda, louro e páprica. Uma dica é servir com um molho mais ácido, tipo um vinagrete ou chimichurri, para quebrar um pouco a gordura presente.
Atualmente encontra-se esta peça na média de R$ 30 a R$ 40 reais o kilo.
Tempo de preparo: 4 horas
Rendimento: 10 porções
Execução: fácil
Ingredientes:
1 peça de cupim (2 kg)
1 colher de sopa de pimenta-do-reino
1 colher de sopa de cominho
1 colher de sopa de cebola em pó
1 colher de sopa de alho em pó
1 colher de sopa de páprica
1 colher de sopa de sal (fino ou de parrilla)
Azeite a gosto
100g de manteiga
50g de queijo parmesão
50g de queijo provolone
50g de queijo prato
50g de queijo muçarela
Papel celofane ou alumínio
Modo de preparo: