EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 24 de outubro de 2012 às 11h48.
São Paulo - Maratonistas novatos que consumiram uma porcentagem elevada de carboidratos em suas refeições nos dias anteriores e na manhã de sua primeira maratona (42 km) tiveram um desempenho melhor que outros novos maratonistas que não fizeram a mesma dieta. Essa é a conclusão de um estudo publicado no International Journal of Sport Nutrition e Metabolismo do Exercício.
Quarenta e seis corredores documentaram sua ingestão de alimentos nos três dias antes e na manhã de sua primeira maratona. A média de tempo deles para os 42 km era de 04:26, respeitando uma janela de 42 minutos.
Segundo os pesquisadores, uma pequena, mas significativa variação de tempos foi atribuída a dieta pré-corrida, com aqueles que consumiram uma moderada ou alta quantidade de carboidratos em suas refeitções entre 24 a 36 horas antes da maratona. Eles foram melhor que os outros atletas que fizeram dietas diferentes.
Isto pode não parecer a noícia mais nova do mundo, mas reforça a teoria do carbo-loading convencional, ou seja, criar um aporte de energia para o dia da prova. A chave, é claro, é se certificar de que você está realmente realizando o carbo-loading - isto é, aumentando efetivamente a armazenagem de glicogênio dos seus músculos - ao invés de apenas encher o corpo de comida.