Brasil tem duas sorveterias entre as 100 mais icônicas do mundo, segundo atlas da gastronomia
A escolha não é feita somente pelo estabelecimento, mas pelo sabor de um dos sorvetes do cardápio. As duas brasileiras trazem gostos autênticos do país
Repórter de Lifestyle
Publicado em 26 de julho de 2023 às 11h26.
Última atualização em 26 de julho de 2023 às 13h33.
Duas sorveterias brasileiras estão entre as mais icônicas do mundo, segundo o guia gastronômico TasteAtlas, divulgado no dia 21 de julho. A Cairu, de Belém, no Pará, e a Sorveteria da Ribeira, de Salvador, na Bahia, aparecem na lista ao lado de outros estabelecimentos italianos, alemães, argentinos, e franceses. A lista não é um ranking -- sem uma escala de qual é o melhor -- e é feita com dois tipos de votos: popular e de críticos especializados. Mais de 50.000 pessoas usam a plataforma.
"A lista abrange estabelecimentos que aperfeiçoaram seu ofício por mais de um século, servindo sabores consagrados pelo tempo, como chocolate e pistache, ou combinações inventivas como ricota e pera, sementes de gergelim e arroz", explica o TasteAtlas, que faz listas de outras listas gastronômicas. A escolha não é somente pelo estabelecimento, mas pelo sabor dos sorvetes de cada uma delas. As duas brasileiras trazem gostos autênticos do país.
- Brasil é o país que mais faz buscas por tatuagem na internet
- Lojas Marisa (AMAR3): ganho de Ebitda de R$ 40 milhões considera apenas parte de 2023
- Itaúsa (ITSA4) paga R$ 485 milhões em juros sobre capital próprio: veja quem tem direito
- Presidente da Câmara ameaça lançar investigação de impeachment contra Biden
- Calendário de balanços: Vale e Santander divulgam resultados esta semana
- Morre a cantora Leny Andrade, aos 80 anos, no Rio de Janeiro
As melhores sorveterias brasileiras
Na lista, o sorvete de açaí, da Cairu, foi o escolhido pelos jurados. "É um símbolo de orgulho regional e um embaixador dos sabores amazônicos tanto para os locais quanto para os visitantes. Seus sorvetes se destacam pelo uso de frutas nativas da Amazônia, evidenciando os sabores únicos da região", diz a avaliação feita pelo TasteAtlas.
Fundada em 1964, a sorveteria é um ícone paraense. Já apareceu, em 2022, na 32ª posição na lista das 50 melhores sorveterias do mundo, no ranking elaborado pelo Festival Mundial do Gelato. No cardápio estão sabores como bacuri e tucumã.
A Sorveteria da Ribeira funciona na capital baiana desde 1931. "A loja oferece uma variedade de sabores de sorvete que incluem não apenas os tradicionais, mas também frutas brasileiras exóticas. Seu sabor mais icônico é a tapioca", afirmou o TasteAtlas na avaliação.
O sabor tapioca, inclusive, foi o escolhido pelos jurados da lista. O sorvete é feito com farinha de tapioca e misturada com gelato cremoso, para atingir o ponto ideal.