Exame Logo

Brasil pode ter confronto com a Alemanha já nas oitavas de final

Nesta quarta, a combinação do resultado de quatro partidas pode colocar seleção brasileira e seus algozes de 2014 cara a cara novamente

Neymar durante partida contra a Costa-Rica na sexta: a seleção vai ter fôlego (e nervos) para enfrentar a Alemanha já nas oitavas de final? (Lee Smith/Reuters)

Talita Abrantes

Publicado em 24 de junho de 2018 às 16h53.

Última atualização em 24 de junho de 2018 às 17h57.

São Paulo - O trauma da goleada de  7x1 da Alemanha contra o Brasil na Copa do Mundo de 2014 ainda não foi superado por uma parte relevante dos brasileiros — os memes sobre o assunto não param de pipocar nas redes sociais.

Mas, a depender da combinação dos resultados de quatro jogos na próxima quarta-feira (27), há a possibilidade do time canarinho encarar seu algoz já nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2018 , na Rússia, que acontecem no início da próxima semana.

Veja também

Na quarta, os alemães encaram a Coreia do Sul às 11h. No mesmo horário, México (atual líder da chave) enfrenta a Suécia. Os brasileiros entram em campo logo depois, às 15h, para um confronto com a Sérvia. No mesmo horário, suíços e costa-riquenhos se enfrentam.

Essas partidas devem definir a posição dos times em cada grupo. Neste momento, o Brasil lidera o grupo E com quatro pontos. A Alemanha, por sua vez, está em segundo com 3 pontos no grupo F.

Há duas possibilidades para que as equipes voltem a se encontrar nos campos da Copa já nas oitavas de final. Se o Brasil ficar em primeiro no grupo E e a Alemanha em 2º — ou vice e  versa.

Para chegar a esses cenários, há algumas combinações de resultados possíveis. Em uma delas, se o Brasil vencer ou empatar com a Sérvia na quarta-feira e a Suíça perder o jogo contra a Costa Rica, a seleção brasileira assume a liderança do grupo e pode enfrentar a Alemanha, caso os germânicos vençam ou empatem com a Coreia do Sul e o México vencer a Suécia.

Agora, se o Brasil empatar com a Sérvia e a a Suíça vencer a Costa Rica, a seleção canarinha ficaria em segundo. Nessas condições, caso vença a Coreia do Sul e tenha a melhor pontuação da chave, a  Alemanha assume a liderança do grupo F e pega o Brasil nas oitavas de final. É a chance de uma revanche ou de novo mico históricos.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaCopa do MundoFutebolSeleção Brasileira de Futebol

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Casual

Mais na Exame