Casual

Bandas de mariachis retornam às ruas da Cidade do México

A Cidade do México foi duramente atingida pela pandemia, com a maior contagem de casos e mortes por Covid-19 no país; agora, quer retomar turismo

Cidade do México: retomada do turismo após crime com pandemia (Andrew Hasson / Colaborador/Getty Images)

Cidade do México: retomada do turismo após crime com pandemia (Andrew Hasson / Colaborador/Getty Images)

Guilherme Dearo

Guilherme Dearo

Publicado em 26 de agosto de 2020 às 13h38.

Bandas de mariachis costumam animar as ruas da Cidade do México com seus ternos bordados combinando e canções tocadas em trompetes, guitarras e violinos. Mas, desde março, não havia ninguém para assisti-las se apresentar enquanto as praças da cidade se esvaziaram e as reuniões dos grupos desapareceram.

A Cidade do México foi duramente atingida pela pandemia, com a maior contagem de casos e mortes por Covid-19 no país. Em meados de junho, a prefeita Claudia Scheinbaum adiou os planos para uma reabertura gradual à medida que os casos aumentavam. Durante os primeiros três meses da pandemia, Marco Antonio Mojardin Peña, de 39 anos, que trabalhou como mariachi por 18 anos, mudou-se temporariamente para Xalatlaco, cidade no estado do México onde vive sua família, porque não tinha dinheiro para ficar na Cidade do México.

Agora, a Cidade do México está reabrindo gradualmente e as bandas de mariachi podem tocar algumas horas por semana. Ainda assim, isso representa apenas 10% do trabalho disponível antes da pandemia, disse Mojardin Peña. A banda de Mojardin Peña, Valle de Mexico, foi fundada por seu pai e tio há 35 anos, e encontrou uma forma de entreter as pessoas nesses tempos sem precedentes.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusCulturaMéxicoMúsicaTurismoViagens

Mais de Casual

Prédio 'árvore' em Balneário Camboriú promete ar puro aos moradores; unidades custam R$ 4,5 milhões

CEO da Sephora está de olho nos desejos dos consumidores no TikTok e no Instagram

Calendário Pirelli traz nudez de volta às páginas — e dessa vez, não só a feminina

Vai ter parque e navio da Disney no Brasil? Alto executivo da empresa responde