As melhores dicas da semana nas artes e no streaming
Novas séries na Netflix e exposições em cartaz para aproveitar o tempo livre no fim de semana
Guilherme Dearo
Publicado em 27 de setembro de 2019 às 06h00.
Última atualização em 27 de setembro de 2019 às 06h00.
Sotaques Paulistanos da Bauhaus, de Leonardo Finotti
O fotógrafo mineiro Leonardo Finotti buscou clicar o reflexo da icônica escola Bauhaus, que revolucionou as artes visuais, o design e a arquitetura, nas construções paulistanas. As imagens podem ser vistas na mostra sediada na Casa Modernista, projetada pelo ucraniano Gregori Warchavchik e considerada o marco inicial do modernismo brasileiro.
As marquises do Parque do Ibirapuera, de autoria de Oscar Niemeyer, a Garagem de Barco Santa Paula, projeto de Vilanova Artigas, o Centro Cultural São Paulo, criado Eurico Prado Lopes, e o Parque da Juventude, idealizado pelo escritório Aflalo & Gasperini Arquitetos, são algumas das edificações para as quais Finotti mirou sua câmera.
Onde: Casa Modernista, Rua Santa Cruz, 325, Vila Mariana, São Paulo. Até 29 de março.
Febril, de Lia Chaia
A paulistana Lia Chaia é uma das artistas brasileiras contemporâneas que mais se valem da performance como meio de expressão. A que ganhou o nome de “Mil Olhos”, produzida no ano passado, é uma das obras mais chamativas da mostra “Fabril”, em cartaz na Galeria Vermelho.
Na atordoante performance, reproduzida na exposição em vídeo, a artista
aparece com o rosto coberto de fios vermelhos que sustentam olhos feitos com paetês de cores variadas. E balança freneticamente, o que leva os objetos a chacoalhar e a produzir um som que remete ao dos peixes se debatendo quando capturados.
Já na série “Figura Encarnada” a artista agrupa formas articuladas vermelhas feitas em madeira, que lembram aqueles bonecos usados em aulas de desenho. Instaladas pelo espaço, as figuras parecem flutuar e dançar.
Onde: Galeria Vermelho, Rua Minas Gerais, 350, Higienópolis, São Paulo. Até 28 de setembro.
Inacreditável
A atriz australiana Toni Collette parece saber escolher as produções e os personagens certos, como provam os filmes “Pequena Miss Sunshine” e “O Sexto Sentido” - e, agora, a série “Inacreditável”. Merritt Wever, de “The Walking Dead”, é outra estrela da novidade.
Em cartaz na Netflix desde o dia 13 de setembro, o drama policial acompanha a situação de Marie, uma adolescente que retira uma acusação de estupro no meio da investigação do caso. Na falta de provas conclusivas, a garota deixa de ser vista como vítima e passa ao papel de suspeita de ter inventado a história, o que a leva a recuar.
Para apurar o que de fato aconteceu, duas policiais entram na trama, baseada em fatos reais - que parecem se reproduzir mundo afora com cada vez mais frequência. O artigo que deu origem ao seriado é “An Unbelievable Story of Rape“, escrito pelos jornalistas T. Christian Miller eKenArmstrong.
Onde assistir: Netflix, estreou dia 13 de setembro.
The Politician
Criada pelo produtor Ryan Murphy, de “American Horror Story”, a série pode assustar quem costuma classificar as comédias ambientadas no ensino médio americano, com toda razão, como tremendas tolices.
Payton Hobart (Ben Platt) é um estudante rico de Santa Bárbara determinado avirar presidente dos Estados Unidos - e ciente de que os escândalos da escola podem lhe custar caro no futuro.
Outra prova de que vale a pena dar uma chance para a novidade é o elenco, do qual fazem parte as atrizes Gwyneth Paltrow, Bette Midler, Laura Dreyfuss e Jessica Lange.
Onde assistir: Netflix, estreia dia 27 de setembro.